Charmosa, Guararema comemora 121 anos

Segundo o prefeito Adriano Leite, os eventos de comemoração ao aniversário não terão público

Por Will Siqueira / Fotos: Divulgação e Bruno Arib

Guararema celebrou 121 anos de sua emancipação político-administrativa, no sábado (19). Elevada à categoria de município em 19 de setembro de 1899, Guararema surgiu, na região do Rio Paraíba do Sul, como um povoado no início do século XVI, denominado de Nossa Senhora da Escada, e pertencia a Mogi das Cruzes.

Todo povoado possui uma capela, da qual, geralmente, se origina o primeiro nome do local onde ela é construída. Com Guararema não foi diferente e seu primeiro nome foi Arraial da Escada por causa da capela construída em 1654 por frades capuchinhos que deram a ela o nome de Nossa Senhora da Escada – segundo relatos, havia uma escada entre o local onde a capela foi erguida e a barranca do Rio Paraíba do Sul.

Povoado fundado por Gaspar Cardoso, Capitão Mór de Mogi das Cruzes na época, o hoje município de Guararema – que em tupi-guarani significa pau-de-alho ou pau-d’alho – possui um ótimo clima (talvez o melhor do Alto Tietê), arquitetura histórica e muitas belezas naturais.

Segundo dados da Prefeitura de Guararema, o município se destaca por ser multisetorial, isto é, se desenvolve economicamente por meio de atividades industriais, agropecuárias e de serviços, também tendo como grande destaque o setor de turismo.

Adriano de Toledo Leite (PL), prefeito de Guararema, está bastante otimista sobre a retomada das atividades após o período mais duro da pandemia e ressaltou que, mesmo com a quarenta ainda vigente, a cidade tem o que comemorar no seu aniversário de 121 anos.

O prefeito também fez questão de enfatizar que o município não esmoreceu no combate à Covid-19.

“Mesmo num momento de crise que o país atravessa, estamos conseguindo investir em obras de infraestrutura, priorizando a questão da Covid, com todo atendimento e plano inicial que foi traçado pela secretaria (de Saúde do município), e que vem dando resultado”, ressaltou.

“Em virtude da pandemia, todos os nossos eventos alusivos a essa data comemorativa foram devidamente planejados, organizados para cumprir todos os protocolos de segurança sanitária. Não teremos eventos com público, os eventos serão com transmissão, formato live”, avisou o prefeito.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*