Ciro Gomes faz palestra sobre educação na Faculdade Itaquá

Evento organizado por Lucas do Liceu reuniu mais de 500 pessoas

Da Redação / Foto: Thiago André – Divulgação

Como a educação pode mudar o Brasil e como podemos mudar a educação para melhor? Com essas premissas o presidenciável Ciro Gomes palestrou, na noite da última quinta-feira (30), para uma plateia de mais de 500 pessoas no auditório da Faculdade Itaquá, em Itaquaquecetuba.

Durante a abertura da palestra o anfitrião do evento, o gestor educacional Lucas do Liceu discorreu sobre quais desafios a cidade enfrenta. Ele defendeu uma educação mais imersiva, com capacidade de formar cidadãos e profissionais qualificados como forma de superar os problemas sociais da cidade. “Precisamos fortalecer cada vez mais a educação, porque só ela muda a nossa realidade. A educação é uma ferramenta de união; a união de pessoas e não de interesses econômicos.”

De acordo com o ex-governador do Ceará, o Brasil utiliza um modelo ultrapassado de educação que força jovens a memorizar elementos e ignora os avanços tecnológicos.

“Um jovem de 13 anos é obrigado a memorizar para reproduzir [em uma prova], sem a ajuda de livros e colegas, que o Brasil foi descoberto em 22 de abril de 1500. Por outro lado, com tecnologia simples de realidade virtual que pode ser comprada por R$ 30 na Rua 25 de Março o aluno pode participar de toda aquela viagem e ter uma experiência educacional maior”, explicou.

Para ele, em tempos de Google e Internet, a escola se tornou um lugar careta, chato e desagradável. Porém, a única coisa boa que permanece é o esforço miraculoso dos professores brasileiros.

Outro assunto levantado durante a exposição foi sobre Ciência e Tecnologia. Ele alertou que o Brasil está ficando para trás na corrida tecnológica.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*