Com 2 túneis totalmente escavados, obras de duplicação da Tamoios chegam a 62%

Da Redação / Foto: Divulgação

Dentro do núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar acontece a maior obra viária do Brasil. O verde da vegetação ressalta a construção de cerca de 20 km de túneis e viadutos da nova pista do trecho de Serra da Rodovia dos Tamoios. A obra da futura pista de subida apresenta mais de 62% de avanço e pode ser vista pelos usuários que passam pela pista de mão dupla do traçado atual.

Dos quatro túneis do projeto, dois já estão totalmente escavados, sendo um deles com 3,6 km de extensão. Do total dos 12 km de extensão dos túneis, 7 km estão perfurados. O maior túnel do Brasil, com 5,5 km de extensão também está na Tamoios e conta com cerca de 1,5 km já perfurado.

A obra, que teve início em dezembro de 2015, carrega títulos. Além de arquitetar o maior túnel brasileiro, a equipe também trabalha na maior Cortina Atirantada do País. Com uma altura de 30 metros, o equivalente a um prédio de 13 andares, a cortina é um muro de concreto no qual são colocados cerca de 1,4 mil tirantes horizontais com 34 metros de profundidade, criando um muro mais estável e prevenindo deslizamentos, já que cada tirante está tracionado em 120 toneladas.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.