Com 73% das intenções de voto em pesquisa, Ashiuchi deve ser reeleito prefeito de Suzano

Isolado na liderança, segundo levantamento, Rodrigo Ashiuchi deve levar eleição no 1º turno

Por Lailson Nascimento / Arte: André Jesus

Se as eleições fossem hoje, o atual prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), estaria reeleito já no primeiro turno. É o que revela a primeira pesquisa de opinião pública eleitoral registrada no município, antecipando liderança isolada do chefe do Executivo em relação aos outros cinco concorrentes. A 15 dias do pleito eleitoral, Ashiuchi aparece com 73,13% das intenções de votos válidos.

Depois de ser eleito no segundo turno nas eleições de 2016, o atual prefeito deve enfrentar uma disputa mais tranquila este ano. No cenário estimulado – quando o pesquisador mostra todas as opções de voto para o entrevistado -, Ashiuchi aparece bem à frente de Lisandro Frederico (Avante), que registrou na pesquisa 8,64% das intenções de votos válidos. Considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, Lisandro está tecnicamente empatado com Jorge Romanos (DEM), o Jorginho Romanos, Israel Lacerda (PSL) e Derli Dourado (PT). (Confira as posições dos concorrentes no quadro).

]Vale ressaltar que, segundo o Divulga Cand – portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de divulgação de candidaturas e contas eleitorais -, o registro de candidatura de Lisandro seguia com status “indeferido com recurso” até a noite de sexta-feira (30). A situação se deve ao “indeferimento do partido ou da coligação”, ainda de acordo com informações do portal.
Por meio das avaliações obtidas, o Instituto de Pesquisa ASN também calculou o índice de rejeição dos candidatos à Prefeitura de Suzano.

Questionados sobre em qual dos nomes eles jamais votariam, os entrevistados poderiam votar em apenas uma opção. Nesse contexto, 24,33% se disseram indecisos e 19,33% declararam brancos ou nulos.
Entre os concorrentes, Lacerda lidera o índice de rejeição de votos, com 14%. Na sequência vem o atual prefeito, com 13,17%, Derli Dourado, com 11,33%, Lisandro, com 7,67%, Rodrigo Assis (PCdoB), o Professor Rodrigo Assis, com 5,17%, e Jorginho Romanos, com 5%.

Outros Cenários

Mesmo quando se trata do cenário total, incluindo os votos dos eleitores indecisos ou daqueles que pretendem votar em branco ou nulo, o candidato à reeleição possui larga vantagem. Segundo o levantamento da ASN, Ashiuchi possui 52,17% nesse cenário, seguido por 14,50% de indecisos, 14,16% de brancos ou nulos e apenas 6,17% de votos em Lisandro. Aparecem na sequência Jorginho Romanos, com 5,33%, Lacerda, com 5%, Derli Dourado, com 2,17%, e Professor Rodrigo Assis, com 0,5%.

Realizado pelo Instituto de Pesquisa ASN e contratado pela própria empresa, o levantamento ocorreu entre os dias 25 e 26 de outubro de 2020 e considera amostra composta por 600 pessoas. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O número do registro no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) é SP-00391/2020. Suzano possui mais de 217 mil eleitores, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

3 comentários sobre: “Com 73% das intenções de voto em pesquisa, Ashiuchi deve ser reeleito prefeito de Suzano

  1. Parabéns.
    Pela matéria.

  2. PARABENS. PREFEITO RODRIDO.
    VAMOS EM FRENTE. VAMOS GANGAR.

    ABRAÇO. PR. RUBENS.
    (11) 99509-6286

  3. O cara não faz nada pelos os bairros e as pessoas ainda volta nele

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*