Programa Geração SER (Serviço, Educação e Renda) será implantado com vagas de trabalho na própria administração municipal; retomada das atividades da Orquestra Sons e Educação também já está confirmada
Da Redação / Foto: Divulgação
Criar oportunidades que ofereçam formação profissional e renda para adolescentes e jovens de Poá será uma das prioridades do vereador e candidato a prefeito Saulo Souza (Avante). Sua principal proposta é implementar o programa Geração SER (Serviço, Educação e Renda), que prevê bolsa-auxílio para os estudantes que trabalharem nos órgãos municipais fora do horário da escola.
Com a extinção, por parte da atual administração, de parcerias importantes, como a firmada inicialmente com a Guarda Mirim e mais recentemente com a Jucip (Juventude Cívica Poaense), os jovens perderam as poucas ferramentas que tinham para conseguir uma colocação. “Até mesmo a Orquestra Sons da Educação, que era uma oportunidade do jovem ingressar no universo da cultura e da música, não teve continuidade na atual gestão”, destacou Saulo Souza.
Para o candidato, é preciso agir rápido e criar opções de trabalho na própria administração municipal.
“Não vamos deixar que o jovem poaense tenha como única opção o narguilé, as tabacarias e as drogas. Vamos promover o programa Geração SER e trazer adolescentes a partir de 14 anos para trabalharem nas repartições públicas no contraturno escolar”, disse Saulo Souza.
A ideia é que eles possam atuar ao lado de engenheiros, de advogados e de outros profissionais para, a partir dessa convivência e da renda que vão receber, planejarem seu futuro.
Orquestra
Saulo Souza também retomará e ampliará as atividades da Orquestra Sons da Educação, cujo polo funcionava na EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) José Antonio Bortolozzo, no bairro Cidade Kemel.
“Os jovens que se dedicarem à cultura, à arte e ao esporte e que desejarem, por meio dessas importantes ferramentas de transformação social, seguir uma carreira, vão ter um incentivo da nossa gestão para que possam se envolver cada vez mais”, acrescentou.
Escola aberta
Abrir as escolas nos finais de semana para atividades educativas, esportivas, culturais e ainda socioafetivas é outra proposta do candidato do Avante, especialmente após o fim da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a retomadas das aulas. “As instituições vão estar com as portas abertas aos sábados e aos domingos com planejamento, com equipe técnica e com estrutura para recuperar o tempo perdido ao longo de 2020”, ponderou.
Parcerias como a existente entre a EMEB Bortolozo e a ONG Gerando Falcões, que promove a capacitação profissional de jovens e oferece de atividades culturais e esportivas, também serão incentivadas nos demais bairros da cidade. Esse trabalho conjunto com a entidade foi, inclusive, iniciado na gestão do então diretor da escola e hoje candidato a vice-prefeito pelo Avante, Professor Marcelo Faria.