Com Jilmara do Iupaa, os ‘anjos patudos’ de Poá terão representatividade no Legislativo

Eleita vereadora, a protetora de animais promete defender políticas públicas para os pets

Por Lailson Nascimento / Foto: Aristides Barros e Bruno Arib

Há 15 anos atuando na causa animal, no município de Poá, Jilmara Kirino (Avante), a Jilmara Kirino Protetora, deve ampliar o trabalho assim que tomar posse como vereadora, no mês de janeiro. Eleita com mais de 500 votos, a fundadora do Iupaa (Instituto União Paulista de Proteção Animal e Ambiental) promete honrar a confiança de toda a população, mas com destaque para quem lhe confiou o mandato devido ao seu trabalho à frente do instituto.

No entendimento Jilmara, os pets necessitam de políticas públicas porque, no fundo, essas ações beneficiam a própria população, principalmente no que se refere às doenças zoonóticas (transmitidas aos humanos pelos animais). Nesse sentido, suas primeiras ações como parlamentar deverão focar justamente essa área.

“Eu levanto a bandeira da causa animal, portanto, os primeiros trabalhos terão esse foco. Um dos principais objetivos é diminuir o abandono dos animais em situação de risco e maus-tratos, fazendo mais castrações, que é a única forma de a gente combater esses abandonos. Vale ressaltar que os abandonos cresceram durante a pandemia”, resumiu.

Um dos principais objetivos é diminuir o abandono dos animais em situação de risco e maus-tratos

Questionada se está entre as suas prioridades a conquista de um castramóvel para o município, Jilmara prometeu buscar emendas que possam permitir a aquisição. Entretanto, o Iupaa já possui uma parceria com o Gaari (Grupo de Apoio aos Animais de Rua de Itaquaquecetuba), por meio da qual vai continuar oferecendo o serviço gratuito em Poá.

Ainda sobre a causa animal, Jilmara destacou que mantém contato com protetores de todo o Brasil, incluindo vereadores eleitos sob essa bandeira.

“Nós mantemos contato com vereadores eleitos em Praia Grande (SP), na Bahia, entre outros lugares. Temos um grande grupo de defensores de todo o Brasil. Um sempre beneficia o outro na parceria. É importante dar as mãos para que esse trabalho cresça cada vez mais”, ressaltou.

Por fim, a vereadora eleita também prometeu atenção para a área da saúde, já contando com uma boa parceria entre o mandato dela e o da prefeita eleita Márcia Bin (PSDB), a Marcia Bin Esposa do Testinha.

“O momento de transição de governo ainda não nos permitiu uma conversa oficial, mas temos uma boa relação. Por sermos mulheres, temos essa sensibilidade, e acredito que ela fará um bom trabalho”, concluiu.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*