Combate à pandemia: Mogi das Cruzes já imunizou cerca de 17% da população contra a Covid-19

Mais de 18, 7 mil pessoas já se recuperaram da doença e a taxa de ocupação dos leitos diminuiu nos últimos dias

Da Redação / Foto: Bruno Arib

Mogi é a cidade do Alto Tietê que mais aplicou a vacina contra a Covid-19, até sexta-feira (14) já haviam sido aplicadas 117, 3 mil doses. De acordo com levantamento da GAZETA, cerca de 17,1% da população mogiana já recebeu pelo menos a primeira dose do imunizante.

O município tem trabalhado para intensificar o combate à covid-19. No mês passado o prefeito Caio Cunha (PODE) anunciou melhorias no sistema de atendimento à população com suspeita da doença, na triagem e no monitoramento dos casos, além da criação do Centro de Atendimento Pós-Covid, que já está em funcionamento, e da instalação de um novo tanque de oxigênio no Hospital Municipal.

Atualmente, a cidade detém também o maior número de recuperados da doença: são mais de 18,7 mil pessoas que venceram a luta contra a Covid-19. Desde o início da pandemia, em março de 2020, a cidade registrou 28.083 casos da doença (dados de sexta–feira,14), sendo que desses, cerca de 29% ainda estão ativos.

Os efeitos do trabalho de combate à doença podem ser observados na queda da taxa de ocupação de leitos. Mogi, que chegou a ficar quase um mês com ocupação total dos leitos, hoje tem 69,5% dos leitos de UTI e 62,4% dos leitos de enfermaria ocupados.

A situação ainda não é confortável, por isso, a recomendação é para que a população continue seguindo as medidas de restrição e que todos aqueles que fazem parte dos grupos prioritários tomem as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Novidade

A prefeitura disponibilizou um recurso para agendamento de vacinas, no site oficial do município, que permite ao mogiano interessado entrar para uma lista de encaixe para vacinação da Covid-19. O objetivo da novidade é evitar eventuais desperdícios de doses.

Inicialmente poderão ser atendidos com eventuais “sobras” de vacina pessoas com 60 anos ou mais que ainda não tomaram a dose. Num próximo momento, novos grupos poderão ser contemplados de acordo com normativas do Governo Federal e Estadual.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*