Comércio volta ao funcionamento

Salesópolis, um dos municípios mais afetados economicamente pela pandemia do novo coronavírus, retomou as atividades na terça-feira (9)

Por Giovanna Figueiredo / Foto: Bruno Arib

Na quarta-feira (10), o governador João Doria (PSDB) apresentou a atualização do Plano São Paulo, e na ocasião o Alto Tietê, que estava na fase vermelha, de alerta máximo, passou para a laranja, de controle. A reclassificação permite uma flexibilização da quarentena e retomada de algumas atividades econômicas. Na região, as flexibilizações começaram na sexta-feira (12).

Shoppings, comércios, escritórios, empreendimentos associados a atividades imobiliárias e concessionárias podem abrir as portas desde que sigam as recomendações estabelecidas para o funcionamento.

Salesópolis é a cidade da região com o menor número de casos da Covid-19, porém uma das mais afetadas com o fechamento do comércio. Isso porque o município é uma Estância Turística, e é justamente o turismo que movimenta a economia salesopolense.

Na segunda-feira (10) o prefeito, Vanderlon Gomes (PL), antecipou a reabertura de grande parte do comércio. As exceções são os restaurantes, lanchonetes e bares para consumo no local, permitido apenas delivery e retirada de pedido, além de hotéis. Os comércios voltaram a funcionar na terça-feira (10), com a cidade sendo a primeira da região a realizar a retomada.

“Depois de diversas reuniões com representantes da Associação Comercial, Sincomerciários, com minha equipe e com alguns vereadores, nós decidimos flexibilizar para ajudar na saúde financeira dos nossos comerciantes”, explicou o prefeito.

Salesópolis, até sexta-feira (12), confirmou 27 casos da Covid-19, desses 19 já se curaram e houve três óbitos. A cidade tem aproximadamente cinco casos ativos.

Investimentos

Nesta semana também, a região recebeu recursos do Governo Federal para cobrir os gastos com a Covid-19 e investir no combate à doença. No total, Salesópolis deve receber cerca de R$1,9 milhão.

Vanderlon conta que o dinheiro será usado em sua maioria para ajudar no custeio da máquina, pois a cidade recebeu recursos de outras fontes, como Governo do Estado e emendas parlamentares para o combate à doença.

“Essa ajuda nós usaremos para auxiliar no custeio da máquina. Nesse mês a previsão de queda no FPM (Fundo de Participação dos Munícipios) é de 35%. Esse recurso pode ser gasto para combate à Covid, mas como temos recursos de outras fontes, nós vamos usar para cobrir a defasagem do FPM”, explicou.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Nenhum comentário sobre: “Comércio volta ao funcionamento

  1. Gostaria de saber se a Feira de Salesopolis já retornou?

    Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*