Confira cuidados básicos para prevenção contra o Covid-19

Cuide-se! Pessoas devem evitar lugares cheios

Por Gabriel Dias / Foto: Divulgação

A pedido da GAZETA, o médico especialista Nilton José Fernandes Cavalcante, infectologista do Instituto Emílio Ribas, explicou quais são as medidas básicas para a população se prevenir contra o coronavírus.

“As medidas de proteção devem ser: evitar circular em locais com aglomerações, metrô, ônibus, shoppings, especialmente nos horários de pico. Higienize as mãos frequentemente e evite cumprimentar com aperto de mão e beijos, pois isso aumenta o risco de transmissão da doença. Procure ficar em locais bem ventilados”, alerta.

Ainda de acordo com o infectologista, caso a pessoa apresente os sintomas respiratórios, mas ainda fique bem, permaneça em casa.

“Se precisar sair para comprar algo, use máscara para proteger as outras pessoas. Fique cerca de dois metros distante dos outros, especialmente aqueles que tossem em filas.” “Caso os sintomas piorem, como mal-estar, cansaço, febre, tosse e, especialmente, falta de ar, vá para o hospital, alimente-se bem e ingira líquidos”, acrescenta.

Para o especialista, o Covid-19 pode ser confundido com uma gripe ou outras doenças de vias respiratórias. Numa breve explicação, ele diz que trata-se de uma nova doença para a qual ainda não há imunidade.

“Possivelmente, em algum tempo, tornar-se-á uma doença como muitas outras que cuidamos no dia a dia”, diz o médico.

“Em casa, se houver uma pessoa em isolamento, devemos oferecer condições para ficar bem alimentada, hidratada e observar se permanece bem ou se recuperando. Os locais de convivência comuns podem ser cuidados e limpos com detergentes, álcool ou água sanitária (chão ou banheiros). Evite exposição de demais familiares e contato com pessoas dentro do grupo de risco sem proteção”, conclui.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*