Creches de Mogi abrem inscrições para crianças de 4 meses a 5 anos

De 28 a 31 de março, pais ou responsáveis devem procurar a unidade mais próxima de sua residência e apresentar os documentos necessários para o cadastro. Foto: Ney Sarmento/PMMC

 

Por Irânia Souza

De Mogi

 

O sistema de ensino municipal de Mogi das Cruzes é referência em toda região do Alto Tietê. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, a cidade atende, atualmente, 49,7% crianças de 0 a 4 anos – mais de 11 mil menores – e 100% delas entre 4 e 5 anos, que são alunos pré-alfabetizados. Nos últimos anos, foram construídas 56 novas creches e escolas de educação infantil e até o final deste ano outras 15 unidades educacionais serão entregues, totalizando 76 novos prédios. De acordo com a diretora do Departamento de Planejamento Educacional, Nair Terezinha Baldez do Amaral, as crianças encontram na unidade a infraestrutura adequada para o seu desenvolvimento. “A mãe leva só a criança, pois a escola oferece atividades pedagógicas, alimentação adequada, acompanhamento pedagógico, acomodações apropriadas, enfim, tudo que uma criança precisa para um desenvolvimento saudável. No caso dos infantis 1,2,4, os alunos recebem kit de material escolar distribuído pelo município’.

Nair fez questão de ressaltar que algumas crianças estão migrando da rede particular para a municipal. “De tantos elogios e dados que comprovam o atendimento de qualidade da rede municipal, algumas mães estão tirando seus filhos do sistema particular e matriculando-os nas nossas escolas, o que aumentou a procura. É importante destacar que, no ensino infantil, a partir do momento que é feita a inscrição, existe um período para a criança ser chamada, esse tempo diminuiu nos últimos anos. Atualmente, conforme vai surgindo vaga, é feita a convocação da criança. Lembrando que estamos sempre em estudos para atender à demanda que surge”.

Este mês, entre os dias 28 e 31, estarão abertas as inscrições para o Cadastro Municipal Unificado (CMU), que reúne as classes de educação infantil em período integral. “Podem ser inscritas crianças dos 4 meses aos 5 anos. Os pais ou responsáveis devem procurar a unidade mais próxima de sua residência e apresentar a certidão de nascimento da criança, CPF da mãe ou responsável e comprovantes de residência, declaração de trabalho (se tiver) e comprovante de rendimento”, ressaltou Nair.

O cadastro organiza a classificação dos alunos de acordo com o setor educacional e tem como prioridade o atendimento aos filhos das mães trabalhadoras na região em que residem ou trabalham, bem como as crianças que estejam em situação de vulnerabilidade social. Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone 4726-1329.

 

Unidades que serão entregues ainda no primeiro semestre de 2016

Parque Morumbi

Jardim Margarida

Porteira Preta

Pedra Branca

Granja Anita

Chácara Guanabara

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*