Cresamu e GCM de Mogi executam parceria para primeiros socorros

Depois de oito aulas teóricas e práticas com enfermeiro, alunos-guardas fazem prova eliminatória

Por Will Siqueira / Fotos: Bruno Arib

Em parceria com o Samu, os alunos-guardas da GCM (Guarda Civil Municipal) de Mogi das Cruzes realizaram, na última quinta-feira (19), uma prova de conhecimento referente à procedimentos de emergência. A prova, além de avaliar os alunos-guardas, tem caráter eliminatório, ou seja, é uma das etapas do concurso para o ingresso na instituição municipal.

A prova foi aplicada no estádio Francisco Ribeiro Nogueira (Nogueirão), na Vila Industrial, por Fábio Caxico de Abreu Júnior, 41 anos, enfermeiro do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Samu de Mogi das Cruzes.

“Essa parceria com a Guarda Municipal existe há dois anos, e esses guardas municipais acabaram de passar no concurso público, ainda não estão na rua, estão fazendo todos os procedimentos, tendo todas as aulas”, explicou Caxico.

O enfermeiro ministrou as aulas de primeiros-socorros aos formandos do curso da GCM e confirmou que se um dos alunos não for bem na prova, não passará no concurso.

“É eliminatória (a prova). São aplicadas dez questões: abordei parada cardiorrespiratória, queimaduras, acidente com múltiplas vítimas, trava do tórax e trauma abdominal”, disse Caxico, fazendo a observação de que “toda vez que tem turma para Guarda Municipal, o curso de primeiros socorros entra na grade.” Foram realizadas oito aulas, das 13h às 17h.

Dalvângela Barbosa, 31, é uma das futuras guardas civis. Ao terminar sua prova, ela comentou: “Foi tecnicamente ‘puxada’, específica, mas a explicação dele [Caxico] foi excelente; o grau de dificuldade foi compatível com a explicação que ele deu, teoria e prática. Tem como a gente absorver o conhecimento. Acredito que os alunos-guardas foram bem.”

“Hoje, a gente está tendo um evento sobre plano de socorrismo com o pessoal do Cresamu (Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), onde eles estão aplicando várias técnicas pertinentes a nossa função, que vamos encontrar na rua, no nosso serviço”, resumiu Walter de Siqueira, comandante de curso de formação dos guardas municipais de Mogi das Cruzes.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*