Cuidando da saúde mental em 2021

Por Adriani de Lima Moreira / Arte: Giovanna Figueiredo

O fim do ano chegou e junto com ele vêm as reflexões sobre tudo o que foi vivido. Marcado por incertezas, dúvidas e medos, 2020 foi um período difícil para todos, já que a pandemia do coronavírus nos fez experimentar sensações até então desconhecidas. A rotina, os relacionamentos, o trabalho, os estudos, enfim, a vida como um todo foi afetada e com a saúde mental não seria diferente.

Apesar de negligenciada por muitos, a saúde mental é um elemento fundamental para o bem-estar, já que é parte integral da saúde, não apenas ausência de doenças. A Organização Mundial de Saúde a considera como “um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”. Então, como cuidar da sua saúde mental? Ações simples inseridas na rotina podem virar hábitos e causar mudanças significativas ao longo do tempo. Confira algumas:

1 Desacelere e busque autoconhecimento. Este é um bom ponto de partida para viver com mais qualidade. É importante parar e olhar para você, definir suas prioridades, conhecer suas necessidades, objetivos, preferências, potencialidades e limites.

2 Procure dormir bem. O sono faz parte de um processo biológico indispensável para a saúde mental, então procure fazer uma boa higiene do sono, criando uma rotina de dormir e acordar no mesmo horário, controlando estímulos luminosos, criando um ritual de relaxamento antes de deitar e fazendo refeições leves à noite.

3 Pratique exercícios físicos e se alimente de forma adequada. Uma rotina sedentária nos torna mais vulneráveis ao estresse e diminui a nossa capacidade de enfrentamento e adaptação. Além disso, a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação liberam hormônios importantes não apenas para o bem-estar físico, como também psicológico.

4 Trabalhe somente o necessário. Trabalhar muito não é sinônimo de produtividade, o descanso é necessário para uma boa qualidade de vida. Então, se permita momentos de ócio e relaxamento, aquela deliciosa sensação de “não fazer nada”.

5 Cultive bons relacionamentos. Não se isole e, ainda que o momento exija distanciamento social, busque contato virtual com pessoas que lhe despertam sentimentos positivos.
Aproveite a simbologia de renovação do início do ano e se planeje para colocar tudo isso em prática.

Transforme seus hábitos, mude a rotina e não deixe de procurar ajuda a qualquer sinal de necessidade!

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Nenhum comentário sobre: “Cuidando da saúde mental em 2021

  1. Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
    frequência, para mais artigos como estes. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*