Deputados votam hoje (18) processo de impeachment de Donald Trump

Na mira dos parlamentares americanos, Trump pode deixar Casa Branca antes da hora

Por Gabriel Dias / Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados nos EUA vota hoje (18), o processo de abertura de impeachment contra o presidente republicano Donald Trump. Se o cenário de votação for pouco mais que a metade dos parlamentares americanos, o processo será destinado ao Senado Federal, e caso o Senado também aprove o documento, Trump pode ver seu primeiro mandato como presidente americano acabar antes da hora.

Caso o processo tome forma no Senado Federal, a Câmara dos Deputados terá que nomear alguns de seus parlamentares para serem ao longo do processo, uma espécie de promotores do caso, já os senadores, serão os juízes.

A previsão segundo jornais norte-americanos, é que o processo de cassação do presidente tenha início em janeiro de 2020. De acordo com o jornal The New York Times, a votação desta quarta-feira (18), na Câmara deve acontecer à noite e pode se estender até a madrugada de quinta-feira (19), ainda segundo a imprensa americana, os deputados votarão o teor das denúncias contra Trump em modulo separado.

Uma das acusações contra o presidente americano, foi uma ligação que teve com o presidente recém-eleito da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. De acordo com autoridades americanas, o conteúdo da ligação é duvidoso, o que caracteriza uma suposta “trapaça” de Trump com apoio da Ucrânia.

Na ligação, o republicano pede que o presidente ucraniano investigue o filho do ex-vice-presidente americano, Hunter Biden, atual pré-candidato a Casa Branca nas próximas eleições presidenciais. Instâncias ligadas a política americana e ao judiciário, acreditam que Donald Trump cometeu abuso de poder.

TRUMP PRESIDENTE – Donald Trump é um empresário e uma personalidade televisiva, é a 45º pessoa a ocupar um cargo na Casa Branca como presidente dos EUA, sendo o mais velho que já comandou o País.

Derrotou em 2016 a Democrata Hillary Clinton. É conhecido por ter pulso firme em algumas ocasiões nacionais e internacionais, e desde que assumiu a presidência dividiu a sociedade americana com seu jeito de ser. Trump é sucessor de Barack Obama e agora vê seu governo definhar nas mãos de outros políticos.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*