Diante do coronavírus, Salesópolis busca saídas para manter economia

Prefeito Vanderlon Gomes diz que sua gestão trabalha para dar condições da cidade reagir após a pandemia passar

Por Lailson Nascimento / Foto: Divulgação

Um dos municípios mais dependentes do turismo no Alto Tietê, Salesópolis trabalha para amenizar o impacto da pandemia do novo coronavírus na economia local.

De acordo com o prefeito Vanderlon Gomes (PL), ainda não é possível estimar o rombo causado pela doença no município.

Vanderlon Gomes, prefeito de Salesópolis. Foto: Bruno Arib

“Ainda estamos fazendo um levantamento, mas o impacto é enorme, e de forma negativa. Salesópolis vive do turismo e da agricultura, e as duas atividades estão paradas.”

Ele pondera, entretanto, que as duas principais fontes de renda da população estão recebendo atenção prioritária por parte dos governos municipal e estadual. Prova disso é que a Secretaria Estadual de Turismo manterá os repasses do DadeTur (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) que já estavam assinados, garantindo o andamento de obras de infraestrutura que ultrapassam os R$ 3 milhões em Salesópolis.

“Nesse sentido o governo estadual tranquilizou não só a gente da prefeitura, mas principalmente quem está prestando os serviços. Ao mesmo tempo a Pasta estadual diz que trabalha para desburocratizar a liberação dos recursos. Nós temos a revitalização da Praça da Matriz; revitalização da Avenida Victor Wuo; sinalização turística de trânsito; revitalização de calçadas, entre outras obras. Todas estão garantidas”, reforça.

Na agricultura, Vanderlon aposta na unificação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal) no Alto Tietê. No entendimento dele, o SIM regional vai facilitar os serviços de inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal e, ao mesmo tempo, garantir mais rapidez à venda das mercadorias.

O prefeito também ressalta a importância do apoio social garantido pela administração municipal durante a pandemia.

“A Secretaria de Assistência Social está trabalhando muito junto com o Fundo Social para dar auxílio às famílias que vêm passando por dificuldades, principalmente na questão de alimentação. Na próxima semana vamos distribuir mais de 300 cestas básicas aos cadastrados nos programas sociais”, finaliza.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*