Doenças cardiovasculares matam de 300 a 400 mil pessoas no Brasil

Em 08/08 é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, especialistas explicam a importância do checkup para controlar os índices de colesterol no sangue

Em 08/08 é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Colesterol, reforçando a importância do cuidado com o colesterol, indicador da saúde do coração.

Ouve-se falar tanto sobre o colesterol, mas será que sabemos exatamente por que esse indicador de saúde é tão importante? Pois é, controlar os níveis de colesterol é essencial para a boa saúde, já que esses valores indicam a quantidade de gordura no sangue, o que pode gerar graves doenças e levar à morte

Segundo a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), 40% da população brasileira tem colesterol elevado. Esta condição aumenta o risco de infarto, acidentes vasculares cerebrais (o famoso AVC), trombose e até cegueira. O colesterol tem uma relação direta com a saúde do coração, de forma que quanto mais alto, maior o risco para morte súbita por infarto.

No Brasil, as doenças cardiovasculares ocupam o topo das principais causas de morte no país – o que, mais uma vez, atenta para a necessidade de prestarmos tanta atenção a esses índices. A SBC confirma que mais de 14 milhões de brasileiros convivem com alguma doença do coração e mais de 380 mil morrem, por ano, em decorrência dessas condições.

“O colesterol é uma gordura produzida no organismo que tem a função de manter as células funcionando para produção de hormônios e da bile, além da metabolização de vitaminas, entre outros”, explica o Dr. Caio Henrique, cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

No entanto, além de “controlar o colesterol”, é importante entender que temos dois tipos de gordura no sangue: o LDL, chamado “colesterol ruim”, e o HDL, ou “colesterol bom”, que protege o coração de doenças.

O LDL, principalmente, costuma aumentar por conta de hábitos e estilo de vida, como consumo em excesso de gorduras saturadas e trans, encontradas em alimentos de origem animal (carnes e ovo), além de produtos ultraprocessados (como biscoitos e comidas congeladas).

“Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo corpo, no fígado. No entanto, os 30% restantes vêm da alimentação, por isso, é essencial manter uma dieta equilibrada e saudável”, continua o médico.

É importante reforçar: não só pessoas obesas sofrem com o colesterol alto. Essa é uma condição que pode acometer tanto pessoas com sobrepeso, quanto pessoas magras. Os resultados dependem de um conjunto de fatores, mas, como dito acima, a alimentação tem um papel importante – e pessoas de todos os tipos podem ter uma alimentação que promove o colesterol alto.

Para evitar a alta da gordura no sangue, vale a pena seguir algumas recomendações do cardiologista:

Manter uma alimentação equilibrada

Fazer exercícios físicos com frequência

Evitar o cigarro e o excesso de álcool

Fora isso, vale lembrar que o colesterol alto não tem sintomas – ou seja, essa é uma condição assintomática até que os grandes eventos – como o infarto – ocorram. Por isso, manter também uma rotina de consultas médicas e a realização de checkup para checagem dos níveis de colesterol é essencial.

Pensando em tudo isso, o Labi Exames promove uma ação de incentivo – durante todo o mês de agosto, o “Check-up do Colesterol Gratuito” nas Unidades de Piracicaba, Campinas, Mogi das Cruzes e São Vicente, no Litoral Paulista. O check up do colesterol compõe cinco exames em um só procedimento para a avaliação do metabolismo das gorduras no sangue, esse combo inclui medições do colesterol total, do HDL, do LDL, do VLDL Colesterol e dos triglicérides.

“Nosso objetivo é aumentar o acesso à saúde de forma generalizada e, com essa ação, pretendemos chamar a atenção das pessoas para uma doença tão relevante, além de garantir que a população tenha conhecimento desses medidores tão essenciais à boa saúde”, explica Dr. Octávio Fernandes, infectologista e vice-presidente de Operações do Labi Exames. Realizar check-ups regularmente contribui para a medicina preventiva, o que aumenta as chances de ter uma vida longa e saudável.

As avaliações gratuitas começam no dia 01/08 e vão até 31/08 na Unidade Piracicaba, já nas unidades de Campinas, Mogi das Cruzes e São Vicente, no Litoral Paulista, a ação começará no dia do Combate ao Colesterol, 08 de agosto e vai até 31/08

Qualquer pessoa pode realizar o check up gratuitamente, basta apresentar-se na unidade participante com um documento com foto. O resultado sai em 1 dia útil e é possível acessá-lo pelo site do Laboratório.

Saiba como se preparar para o exame:

– Não é necessário jejum;

– Evitar a ingestão de bebida alcoólica nos últimos 3 dias (72 horas) antes do exame;

– Evitar o consumo de comidas gordurosas (24 horas) no dia anterior ao exame;

– Evitar fumar;

– Informar os medicamentos em uso para evitar interferências no resultado do exame

Veja as unidades participantes e horário de atendimento:

Labi Unidade  Piracicaba

Praça José Bonifácio, 875 Centro – Piracicaba/SP

Labi Unidade Campinas

Av. Francisco Glicério, 648 – Centro, Campinas

Labi Unidade Mogi das Cruzes

R. Dr. Paulo Frontin, 233 – Centro, Mogi das Cruzes

Labi Unidade São Vicente

R. João Ramalho, 574 – Centro, São Vicente

Segunda a sexta-feira – 7h às 15h

Sábado – 7h às 12h

DR. CAIO HENRIQUE TORRES SOUSA

CARDIOLOGISTA E ARRITMOLOGISTA

CRM-SP 171474 / RQE 82939

Cardiologista pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia

Arritmologista Clínico pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Título de Proficiência em Arritmia Clínica pela Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas

Membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas

DR. OCTAVIO FERNANDES

VP DE OPERAÇÕES E CO-FUNDADOR DO LABI

INFECTOLOGISTA

CRM-RJ: 458444

Ex-vice-presidente de operações da DASA

Ex-pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz

Membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro

PhD pela Fiocruz em Medicina Tropical

Ex-professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

MBA no COPEEAD (UFRJ)

LABI EXAMES – Laboratório sem complicação que oferece exames de análises clínicas e vacinas com conveniência e preços justos. Com tecnologia e design o Labi deixou o processo mais ágil, eficiente e seguro. É o primeiro laboratório do Brasil a vender exames online e o primeiro laboratório a vender vacinas em aplicativo de entregas.

 Para facilitar a vida dos clientes, existe o Labi em Casa – um serviço de coleta de exames e aplicação de vacinas em domicílio.

Além disso, conta com unidades físicas que funcionam como hubs para o atendimento presencial, domiciliar e empresarial: são mais de 30 localizadas na Grande São Paulo, no Grande ABCD, Interior de São Paulo e na Grande Rio de Janeiro.

Desde sua fundação conquistou vários prêmios como “100 Startups to Watch”, “Programa Scale-up Health Tech” e “Top 10 Startups do Distrito HealthTech Report”, em 2020.  Em 2021, ganhou a premiação do Design for a Better World Award com a campanha #DiadeTODASasMulheres, recebeu Prata em 3 categorias no Brasil Design Award, ficou em 4º lugar do Prêmio Reclame Aqui na categoria Saúde entre 10 mil empresas de todo o País e 5º lugar no Prêmio iBest.

Saiba mais sobre o Labi

Site: https://labiexames.com.br/

Linkedin: www.linkedin.com/labiexames

Instagram: https://www.instagram.com/labiexames/

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*