Donald Trump pode sofrer processo de Impeachment

Presidente americano conhecido por ser ‘linha dura’ pode ter seus dias contados na Casa Branca

Por Gabriel Dias / Foto: Divulgação

SÃO PAULO – Aos 73 anos, o 45º presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, pode ter seus dias contados à frente da Casa Branca, já que é alvo de uma possível abertura de impeachment. Nesta quinta-feira (31), parlamentares irão votar a iniciação do processo.

O republicano se tornou famoso ao dizer para o mundo, que construiria um muro entre o México e os EUA, no entanto, a obra caminha em ritmo lento, já que instâncias maiores ligadas a política americana, não liberaram a verba completa para os trabalhos.

Democratas e Republicanos devem se reunir na Câmara ainda hoje para alinhar os detalhes da abertura do processo de afastamento de Trump. Do lado Democrata, são 224 parlamentares, já do lado Republicano, o mesmo partido do presidente dos EUA, são 435.

Para que o processo seja aberto, os Democratas precisam da maioria simples. Caso realmente o impeachment aconteça, Donald Trump terá que comparecer em todas as sessões e audiências públicas, no entanto, os resultados de votações por exemplo, não serão públicos, ao contrário, será apurado e informado de portas fechadas.

Por outro lado, parlamentares pró – Trump avaliam que os Democratas estão tornando o processo sigiloso demais, mas, ainda assim, de acordo com a Constituição Americana, os parlamentares têm poder suficiente para delimitar o estilo do processo de impeachment.

Se Trump perder para os Democratas, o processo tomará sua forma e passa a ser apreciado no Senado Federal. Trump e sua base governista na Câmara, terão que acompanhar de perto toda a tramitação.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*