Dr. Edson da Paiol faz balanço sobre desafios no mandato como presidente da Câmara de Itaquá

Casa de Leis é considerada a que menos gastou na região e a 13ª mais econômica do Estado

Por Lailson Nascimento / Foto: Bruno Arib

O vereador Edson Rodrigues (PODE), o Dr. Edson da Paiol, apresentou um balanço sobre a sua gestão como presidente da Câmara Municipal de Itaquaquecetuba na 16ª Legislatura, durante o biênio 2019-2020.

Reformas importantes, inovações na rotina de trabalho, abertura de diálogo com a população e uma forte oposição ao governo do prefeito Mamoru Nakashima (sem partido) marcaram sua passagem pela cadeira da presidência.

Ao final do mandato, a Câmara se destaca como a que menos gastou dinheiro público na região do Alto Tietê e a 13ª mais econômica entre 644 municípios de São Paulo, segundo o TCE (Tribunal de Contas do Estado). “Provamos que é possível fazer muito com pouco”, ressalta Edson.

Quando assumiu a gestão da Casa, o vereador encontrou problemas como a falta de segurança no prédio, tendo recebido denúncias de furtos e roubos em anos anteriores. Diante dessa questão, o presidente decidiu instalar câmeras de monitoramento em pontos estratégicos e uma porta com detector de metais, além de as recepcionistas passarem a cadastrar as pessoas que entram na Câmara.

Ainda sobre a segurança, uma das medidas mais importantes tomadas por Edson foi a reforma do Plenário “Vereador Maurício Alves Braz”. No início de 2019, as sessões eram tumultuadas, com superlotações e confusões. Após a reforma, o plenário se tornou um lugar mais seguro, com as pessoas tendo conforto, os vereadores bem acomodados e os profissionais da imprensa com uma sala exclusiva. Desde então, todas as sessões ocorreram sem maiores problemas.

Na questão administrativa, o presidente convocou os 19 aprovados no concurso público realizado em 2018 e inovou ao colocar em prática o projeto “Câmara Sem Papel”, onde a maioria dos serviços legislativos é realizada de forma digital. Hoje, por exemplo, um vereador pode fazer uma indicação ou requerimento sem precisar ir até a Casa de Leis, já que possui uma assinatura digital. A medida agiliza e facilita o trabalho dos parlamentares e dos assessores.

Missão cumprida

Ao final de sua gestão, Dr. Edson da Paiol acredita que deixará um legado importante na Casa de Leis. “Minha gestão teve o objetivo de mudar, inovar e melhorar a Câmara. Provamos que com trabalho sério é possível fazer muito, mesmo gastando pouco”, finaliza o presidente.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*