É hora de reinventar a educação

Por Lucas do Liceu / Arte: Giovanna Figueiredo

Com a quarentena todos nós estamos enfrentando dificuldades na educação com as aulas não presenciais. Pais não são professores, Escolas não eram digitais e alunos não tinham responsabilidades. E hoje, pela primeira vez na história todos estão aprendendo juntos.

Os pais são os que mais sofrem, nunca estiveram tão próximos, reclamam que não sabem o conteúdo ou está trabalhando home office. É importante todos os pais entendam que eles não são professores mesmo, seu papel é ser um auxiliar da escola, cobrando do aluno sua rotina, dedicação e muitas vezes cobrando a escola também.

As escolas estão trocando o pneu com o carro andando, estão sofrendo para colocar seus conteúdos na internet, a dica é escolher aplicativos com plataformas solidas e mesclar entre aulas ao vivo e gravadas. Se a escola já tem algum aplicativo de agenda, este deve ser usado para enviar os links, além do conteúdo que foi entregue. Escolas e pais devem ser parceiros nesse processo, o importante aqui é saber que o aluno precisa dos dois unidos e sentir que está recebendo o suporte necessário de ambos.

Professores não precisam ser youtubers, o importante é saber usar os aplicativos e administrar as aulas a distância. Igualmente em uma sala presencial, Primeiro cuide das pessoas, peça para deixarem mudos os microfones, veja se todos estão bem. Após passe o conteúdo e deixe as tarefas claras. É necessário também se acostumar com a multi plataforma e redes sociais bons aliados para manter o aluno próximo.

O aluno por muito tempo foi passivo no controle de suas atividades pedagógicas. O professor falava o que ele precisava fazer e cobrava quando não era feito. Hoje o aluno precisa ser também gestor de seu aprendizado, ter claro os objetivos e sua rotina, a disciplina irá salva-lo da preguiça ou desmotivação.

É hora de reinventar a educação, talvez esse período de dificuldades possa despertar o valor real que a educação tem em nossa vida. Por fim esse período pode virar uma oportunidade de criarmos um verdadeiro sistema educacional, onde pais, professores, alunos e escolas, unidos, ofereçam a qualidade que precisamos para tornar a próxima geração um exemplo.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*