Por Professor Marcelo Marcos
A sociedade se mostra cada vez mais envolvida com as políticas públicas de seus municípios e pela primeira vez, podemos constatar um aumento significativo na participação de professores que concorrem aos cargos eletivos de vereadores e até mesmo de prefeitos no Alto Tietê e adjacências.
Prova disso, foi o levantamento realizado por este colunista, através do site oficial do TSE.
Candidaturas de Professores por cidades do Alto Tietê e adjacências:
- Arujá – 22 candidaturas para vereador e 1 eleito;
- Biritiba Mirim – 1 candidatura para prefeito e 11 para vereador com 1 eleito;
- Ferraz de Vasconcelos – 19 candidaturas para vereador;
- Guararema – 5 candidaturas para vereador;
- Itaquaquecetuba – 27 candidaturas para vereador com 1 eleito;
- Mogi das Cruzes – 29 candidaturas para vereador com 1 eleito;
- Poá – 22 candidaturas para vereador;
- Salesópolis – 2 candidaturas para vereador;
- Santa Isabel – 12 candidaturas para vereador;
- Suzano – 1 candidatura para prefeito e 31 candidaturas para vereador com 2 eleitos.
Portanto, ao todo, foram contabilizados 180 candidatos a vereadores com nome de urna incluindo a referência ao cargo de professor, destes, 6 foram eleitos vereadores em suas respectivas cidades, além de 2 candidaturas ao cargo eletivo de prefeito nestas eleições.
Importante o cenário destas eleições, a maioria das propostas foram por criação de políticas públicas eficazes que melhorem a educação básica de seus municípios, mas infelizmente, poucos foram eleitos, o que é mais importante é que a participação destes profissionais têm aumentado cada vez mais e demonstram o interesse da categoria para que isso de fato ocorra no município onde trabalham e onde concorreram ao pleito.
Deve haver outros professores também candidatos nestas cidades, porém, como a pesquisa levou em consideração somente os dados pesquisados pelo nome de urna, apenas, não foram contabilizados no cálculo, outros professores que não incluíram sua profissão na nomenclatura do seu nome de urna.
A educação é uma das áreas mais importantes para qualquer município e requer atenção especial dos novos representantes eleitos pela sociedade, vamos ficar atentos e cobrar melhorias, pois a educação é a porta de entrada para o desenvolvimento de qualquer cidade.
