Eleições em números: Partido Liberal foi o que mais cresceu na região nesse pleito eleitoral

Com 37 cadeiras nas Câmaras Municipais, partido é o único com eleitos em todas as cidades

Por Lailson Nascimento / Foto: Divulgação

O PL foi o partido que mais cresceu nas eleições municipais de todo o Alto Tietê. A constatação vem de um levantamento realizado pela GAZETA com base nos resultados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Somente na comparação entre o número de cadeiras nas Câmaras Municipais, o Partido Liberal saiu das 23 cadeiras conquistadas em 2016 para 37 a partir de 2021. A sigla partidária também se manteve à frente de quatro prefeituras da região, além de concorrer à vice-prefeitura de Mogi das Cruzes no 2º turno.

De acordo com os números coletados pela equipe de reportagem, o PL foi o único partido da região a conseguir ao menos uma vaga em todas as Câmaras Municipais. O destaque fica para Salesópolis, que terá cinco vereadores pelo PL a partir de 2021, e Suzano, cuja maior bancada parlamentar também será do partido: sete cadeiras.

Por falar em Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL) foi reeleito com o maior percentual de votos do Alto Tietê: 77,8%. Com 110 mil votos, ele também ajudou a eleger 18 dos 19 vereadores da Casa de Leis, afinal, eles compunham a coligação encabeçada por Ashiuchi.

O Progressistas também obteve destaque, já que não possuía vereadores eleitos pelo partido e, nessas eleições, elegeu sete. Todos são de Itaquaquecetuba. PCdoB, que possuía uma cadeira no legislativo mogiano, deixou de possuir representatividade.

Das 160 cadeiras disponíveis na região, 61 serão ocupadas por vereadores veteranos. Houve reeleição em todas as cidades do Alto Tietê, com Biritiba Mirim possuindo o maior índice de renovação (apenas dois reeleitos) e Suzano o menor índice de renovação (nove candidatos voltaram para a Câmara Municipal).

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*