Enquanto a Prefeitura de Itaquá investe em transporte público, CPTM faz ‘corpo mole’

Estatal não prevê novas estações

Por Will Siqueira / Foto: Bruno Arib

Há anos a CPTM, responsável pela Linha 12-Safira, tem deixado em estado de abandono as estações de trem Aracaré, Manoel Feio e Itaquaquecetuba, ao contrário do que faz a prefeitura em relação ao transporte público da cidade.

Quem anda pelas três estações vê que as condições delas são muito precárias. Os moradores de Itaquá que necessitam utilizar diariamente os trens da CPTM sofrem com a falta de infraestrutura nas três estações, as quais são antigas e não foram modernizadas conforme o passar dos anos.

“É horrível, horrível. Para descer os degraus da escada é péssimo. Tudo é péssimo. Banheiro, elevador. Falta acessibilidade. Moro aqui faz quase 40 anos e ninguém faz nada. Arrumaram Calmon Viana, depois de muitos anos, Suzano arrumaram, mas Itaquá, Aracaré e Manoel Feio. Vou morrer e não vou ver isso aqui ser melhorado”, reclamou a idosa Nilza Silva, 67 anos.

Falta de bicicletário, passarela velha, banheiros e elevadores em más condições são as reclamações mais frequentes. Mas a CPTM nada faz.

Resposta

Em nota, a CPTM declarou: “A estação Manoel Feio terá intervenções de adequação de acessibilidade com a implantação de uma nova passarela interna, elevadores e adequação das áreas operacionais e sistemas. Já a Estação Aracaré será reconstruída e passará a contar com itens de acessibilidade, como elevadores na plataforma e nos acessos. Na Estação Itaquaquecetuba serão realizadas obras para melhoria operacional e de acessibilidade universal, com instalação de elevadores, rampas, adequação de escadas existentes, implantação de rota tátil, renovação da pintura e outros reparos necessários. Nas três estações serão construídos sanitários acessíveis e bicicletários para os passageiros.”

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Nenhum comentário sobre: “Enquanto a Prefeitura de Itaquá investe em transporte público, CPTM faz ‘corpo mole’

  1. Eu mim mundei pra itaquaquecetuba faz Dez anos
    E essa promessa de melhorias nas estações de trem Manoel feio, itaquaquecetuba e aracare
    É da época que construirão a estação do Jardim Romano
    Que era para Reconstruir.
    As estações de Manoel feio, itaquaquecetuba e Aracare
    Isso é uma vergonha
    Ganham milhões e milhões de Reais
    E não fazem melhorias nas estações
    Isso é porque os empresários Donos da CPTM e o Governador do estado
    Eles não andam nos trens da periferia e não sobe as terríveis escadas dessas 3 estações
    Porque não possui escadas Rolantes
    E
    Nem elevadores
    E também não vão ficar velhos
    Um dia. É uma falta de respeito com a população de itaquaquecetuba e Região

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*