Escritor de Ferraz lança livro sobre favela e psicanálise

A obra literária está em fase de pré-lançamento

Da Redação / Foto: Divulgação

Após colocar um projeto editorial na gaveta por ameaça de morte, seis anos depois, um ex-morador da favela de Heliópolis, zona sul de São Paulo, divulga o pré-lançamento do livro “Favela no divã”. Marcelo Barbosa, de 36 anos, é pedagogo, jornalista e estudante de psicanálise.

O autor, que morou em Mogi das Cruzes, e reside em Ferraz de Vasconcelos há quatro anos, narra e interpreta a própria história de vida para um terapeuta, que é ele mesmo. Em uma autoanálise, ele apresenta registros e desabafos daquilo que procurou descobrir: sua ligação com a favela e o seu desejo de sair dela.

O prefaciador do livro, Leontino Faria dos Santos, mestre em Ciências da Religião, teólogo, pedagogo e psicanalista, descreve a obra como uma leitura que prende a atenção. “É uma leitura agradável, emocionante e produtiva. Não apenas prende a nossa atenção pelo que nos mostra, de dentro para fora, sobre a vida na favela, como, também, permite ao leitor, conhecer vários e significativos aspectos da prática psicanalítica”, ressaltou.

O autor Marcelo Barbosa garante que a leitura vai trazer um gostinho de quero mais. “Eu organizei o livro em uma trilogia, para que o público leitor não tenha medo de um amontoado de páginas e possa ter uma experiência de leitura reflexiva e saborosa; então, esse primeiro volume é só o começo.

Pré-lançamento

Marcelo Barbosa, autor

O pré-lançamento do livro, que tem 14 x 21 cm e 64 páginas, foi realizado no dia 24 de setembro de 2021, um dia depois do aniversário da morte de 83 anos do pai da psicanálise, Sigmund Freud (06/05/1856-23/09/1939). A obra pode ser adquirida no site da editora paranaense Viseu, pelo link:

https://www.eviseu.com/pt/livros/2339/favela-no-diva/ ou entrando no site https://www.eviseu.com/ buscando o nome: Favela no divã. A pré-venda é uma espécie de reserva realizada antes do livro impresso chegar a editora. As obras adquiridas até o dia 24 de outubro são enviadas aos leitores após a data de lançamento do livro, que está em análise.

 Até o próximo mês, a obra “Favela no divã” estará nas principais livrarias online, como: Amazon, Americanas, Magazine Luisa, Shoptime e Submarino. Já o e-book será comercializado no Amazon, Americanas, Apple, Barnes & Noble (EUA), Google, Kobo, Livraria Cultura e Wook (Portugal).

Sinopse

Não foi bem um sonho, mas um pesadelo. Um jovem da favela julga sua estrutura de vida e é morto pelos parentes. O conteúdo onírico pode acontecer?

A interpretação dos sonhos de Freud e a psicanálise vira sua busca. Uma igreja o tira do ambiente vivido, ele sofre retaliação e suas crenças são incorporadas na própria favela em uma autoanálise. Parece que o jovem entra em um processo de individualização para sua vida ser um livro aberto.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*