Estado homenageia os policiais nota 10 do mês

Integrantes das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica são reconhecidos por atuação em ocorrências de destaque e bom desempenho das funções

Da Redação / Fotos: Divulgação

O Governador João Doria e o Secretário da Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, homenagearam nesta quarta-feira (14) policiais civis, militares e técnico-científicos do Estado de São Paulo com o certificado “Policial Nota 10”. Membros do 17° Grupamento de Bombeiros, sediado em Mogi das Cruzes, estão entre os homenageados.

“São estes os policiais que ajudam a fazer a Segurança Pública do nosso estado, a defender as famílias, o patrimônio e a combater a criminalidade. Homenagear significa respeitar e compreender o papel daqueles que dedicam a sua vida à sua profissão e a defender seu estado e os cidadãos”, disse Doria.

Em sua sétima edição, a iniciativa, criada pela Secretaria da Segurança Pública, tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado de São Paulo. A solenidade aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, sede do Palácio dos Bandeirantes.

“Este evento visa valorizar cada vez mais as pessoas que são fundamentais para a Segurança Pública. Os casos que temos aqui são de ações preventivas, repressivas e de salvamento. São as pessoas que verdadeiramente fazem a diferença, pois as instituições são formadas pelas histórias que essas pessoas escrevem”, afirmou o Secretário.

As ocorrências que geraram destaques aos profissionais são de prisões e apreensões de drogas e armas, além de salvamento e encontro de pessoas. Também foram reconhecidos médicos legistas com mais de dez anos de profissão, atuando em casos importantes.

POLÍCIA CIVIL – Uma das equipes agraciadas atua na 2° Disccpat (Delegacia da Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio), do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). O delegado Ítalo Zaccaro Neto, o escrivão Marcos Faria e o investigador João Eduardo Diogo foram homenageados pelos trabalhos que resultaram na prisão de uma quadrilha especializada em roubos a carros-fortes no dia 16 de julho.

Outro grupo homenageado é formado pelo delegado Mario Gomes Pereira, o investigador Carlos Cesar Alves e o escrivão Marcelo Ernandes de Moraes. Os agentes atuam no 27° Distrito Policial (Campo Belo) e foram os responsáveis pela prisão em flagrante, posteriormente convertida em preventiva, de um integrante de uma organização criminosa, no dia 18 de julho, na zona leste da Capital.

Também recebeu a condecoração a delegada Adrianne Mayer Bontempi e os investigadores Flávio Luis Santos e Janaína Samara Pacheco, integrantes da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Santo André. Os agentes foram responsáveis pela prisão de um homem suspeito de envolvimento com o crime de pedofilia, no dia 12 de junho.

O último policial civil agraciado foi o investigador Rafael Fabiano Cerato, da Delegacia de Polícia de Castilho. O agente recebeu a denúncia anônima que culminou na prisão de dois homens e apreensão de mais de meio quilo de maconha e diversas pedras de crack na cidade de Castilho, durante uma operação contra o tráfico de drogas denominada “Cavalo de Troia”.

POLÍCIA MILITAR – Representando a Polícia Militar, uma das equipes homenageadas é formada pelo cabo Douglas Karas de Siqueira e o soldado Diego Feliciano Gomes, integrantes do 47°BPM/M (batalhão de Polícia Militar Metropolitano). Os policiais foram reconhecidos pela prisão, em 5 de julho, de um homem que transportava R$ 69 mil em seu veículo sem saber informar a procedência do dinheiro e tentou subornar os PMs.

A segunda equipe da PM condecorada foi do 28° BPM/M. O cabo Monserrat Martins Belmonte e o soldado Gustavo Ladislau Stelmach foram reconhecidos pelo encontro de um rapaz autista no dia 11 de julho. O jovem estava desaparecido e foi encontrado pelos policiais na avenida dos Metalúrgicos.

O terceiro grupo homenageado faz parte do 17° Grupamento de Bombeiros, sediado em Mogi das Cruzes. O subtenente Fábio Fonseca e os cabos Marcus Vinicius Nogueira Pires e Marcelo Segala foram homenageados pelo salvamento de uma pessoa que estava encoberta por escombros, na cidade de Ferraz de Vasconcelos, em 3 de julho.

Também foram agraciados o sargento Arnaldo Simões Júnior, os cabos Renato Pedrosa Carvalho e Claudemir Alvez Bezerra, bem como os soldados Renato Ribeiro dos Santos e Leandro Farias Chagas. Os PMs, integrantes do 1° BPRv (Batalhão de Policiamento Rodoviário), sediado em São Bernardo do Campo, foram os responsáveis pela prisão de quatro homens por roubo e também por manter vítima em cativeiro, no dia 25 de junho.

Por fim, também foi agraciado o cabo Sidnei da Silva Pereira, que atua no 1º BPTran (Batalhão de Policiamento de Trânsito). O policial se destacou por sempre estar disposto a passar à tropa o conhecimento técnico adquirido ao longo dos 22 anos dedicados à instituição, sendo 15 em direção de motos, contribuindo para a excelência na prestação de serviço. Ao longo da carreira, atuou em grandes acontecimentos, como o evento musical Lollapalooza 2019.

POLÍCIA CIENTÍFICA – Representando a Superintendência de SPTC (Polícia Técnico-Científica), foram condecorados os médicos legistas Luiz Roberto de Oliveira Fontes e Nelson Bruni Cabral de Freitas, chefes dos núcleos de NPML (Antropologia, do Instituto Médico Legal, e de Perícias Médico-Legais) de Sorocaba, respectivamente.

Com mais de 10 anos de profissão, ambos realizam suas funções com muita dedicação e já tiveram participação em ocorrências de alta complexidade, comoção, repercussão e com muitas vítimas.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.