GCM dá início à formação de agentes em patrulhamento tático

Objetivo é capacitar participantes para que possam integrar novas equipes da Romu, do Canil e do futuro grupamento de atuação com motocicletas

Da Redação / Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano – Divulgação

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Suzano iniciou na segunda-feira (07) o curso de Patrulhamento Tático para integrantes da corporação. A formação oferecida se estenderá até 1º de novembro. O objetivo é capacitar os participantes para que possam integrar novas equipes da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), do Canil e do futuro grupamento de atuação com motocicletas.

“Nosso objetivo é concentrar a mesma doutrina em um só local. Desta forma, teremos um padrão de procedimento tático, o que será bastante importante e eficiente”, destacou o comandante da GCM de Suzano, Sérgio de Assis Andrade. Ele explicou ainda que a iniciativa é parte do processo de criação da Inspetoria de Operações Especiais. Nela serão reunidas as equipes da ROMU, do Canil e do grupamento de motocicletas.

Durante o curso haverá instruções com representantes das GCMs de Ribeirão Pires, Mauá e Jandira, além de Suzano. A formação começou nesta segunda-feira com uma aula inaugural da ROMU.

Os participantes serão avaliados por todo o período em que estiverem dentro e fora da instrução. Entre as disciplinas que serão abordadas estão: Ações Embarcadas em Viaturas, Direitos Humanos, Uso de Algemas, Controle de Distúrbios Civis, Fundamentos do Tiro, Busca Veicular etc.

“Queremos capacitar mais agentes nossos para a ROMU e para o Canil. Nossa meta é ter uma tropa preparada e elitizada cada vez maior para o enfrentamento de ocorrências de maior gravidade”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Antônio Wenzler.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.