Grupo Escolar

Acompanhe a última reportagem da série “Origens de Itaquaquecetuba”

Coluna por Cláudio Sousa / Fotos: Divulgações

O “Grupo Escolar” (foto do acervo Ângelo Guglielmo) funcionou em prédio alugado do Capitão José Leite, com cinco salas, em frente à Praça da Matriz, hoje Praça Padre João Álvares. O nome anterior era “Grupo Misto de Itaquaquecetuba”. A escola tinha como regentes as professoras Maria Celeste Gonçalves, Elisa de Lourdes Bonetti, Maria Mizena e Aurora. Em 1958 foi transferido para a Rua Dr. Renato de Lima (atual Rua MMDC), sendo denominado Grupo Escolar “Benedito Vieira da Mota”. Desde 1941 havia outra escola, o Grupo Escolar da Fábrica Adami, localizado no bairro do Morro Branco (atual EMEB Ítalo Adami). Havia a chamada “Escola Mista” nos bairros do Monte Belo, do Pium, Jd. Novo Horizonte, Vila São Carlos e do Una (próximo ao Caiuby).

Grupo Escolar Benedito Viera da Mota (1974)

O governador Laudo Natel (nomeado pela ditadura) visitou Itaquaquecetuba, em 24 de junho de 1974. Foi recebido pelo prefeito Pedro da Cunha Albuquerque Lopes no campo do Bandeirantes, ao lado do Rio Tietê. Com o prefeito, alguns vereadores e o diretor Alceu Magalhães Coutinho, Laudo Natel visitou o Grupo Escolar Benedito Viera da Mota, entrando nas salas de aula. No intervalo conversou com as crianças que comiam em pé segurando o prato com uma das mãos. No ano seguinte o nome foi mudado para EEPG Benedito Viera da Mota. Na foto, da esquerda para a direita vemos o vereador Plinio Paschoal Ferrari, o professor Lourival Arantes, o prefeito Pedro da Cunha, o governador Laudo Natel e a professora Rosa Nascimento. (BR_APESP_SEGOV_ICO_NEG_6079)

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.