Guarujá implanta método inovador de pavimentação na Baixada Santista

Material é uma mistura reciclada a frio; base compõe a estrutura do pavimento, com o objetivo de dar um maior suporte estrutural à última camada, aumentando a sua durabilidade

Da Redação / Foto: Divulgação

Guarujá iniciou o uso de um novo método, ainda inovador na Baixada Santista, na pavimentação das ruas do Município, denominado ‘espuma de asfalto’. O material é uma base que compõe a estrutura do pavimento, com o objetivo de dar um maior suporte estrutural à última camada de asfalto, aumentando a sua durabilidade. O produto já foi aplicado na Avenida Vereador Lydio Martins Correa (Morrinhos), onde foram aplicados cerca de 15 cm, em espessura, de material. A tecnologia deverá contemplar novas regiões nos próximos meses.

A produção do material consiste na recolha de restos de construção civil e sobras de operações tapa buracos, que são encaminhados a uma usina específica para esse fim. Essa reciclagem resulta em uma base betuminosa, conhecida como espuma de asfalto. Após a produção, ela é transportada, espalhada e compactada, de forma a compor uma nova camada de pavimento.

“Nós utilizamos o material das ruas, do serviço do tapa-buraco e, ao invés de gastar com um material mais simples, utilizamos o mesmo para ficar mais resistente e ter uma maior durabilidade. É uma ótima alternativa para locais com um grande fluxo de ônibus e caminhões”, afirma o titular da Secretaria de Operações Urbanas (Seurb).

O Município está incentivando o desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental, voltados para a melhoria contínua dos processos construtivos,  reaproveitando resíduos sólidos de construção civil e/ou da fresagem  de pavimentos asfálticos que, normalmente, seriam destinados a aterros sanitários ou tinham um aproveitamento menos nobre, fora de quaisquer normas técnicas, legais ou ambientais.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*