HMMC recebe Prêmio

O estudo de caso que resultou na premiação deste ano apresenta ações e projetos que visam o combate às mudanças climáticas no âmbito da saúde pública. Foto: Divulgação

 

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes recebeu nesta semana, pelo segundo ano consecutivo, o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente” (AMA), promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária e da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, para estimular iniciativas sustentáveis em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A premiação ocorreu no auditório do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

No total, foram premiados 15 dos 112 projetos apresentados por hospitais e centros de saúde de todo o País, entre eles o trabalho “Mobilidade Sustentável”, elaborado pelo Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.

“Para nós, essa premiação é motivo de muito orgulho e também da certeza de que estamos no caminho certo. A saúde é feita de melhorias constantes que visam a qualidade de vida das pessoas e para isso que estamos trabalhando”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Marcello DelascioCusatis, que representou o prefeito Marco Bertaiolli na cerimônia de entrega.

Matheus Gomes, diretor Geral do HMCC, e Aguinaldo Correa, diretor Operacional da Pró-Saúde, também estiveram na cerimônia. O diretor da unidade destacou a importância de receber o Prêmio . “No ano passado, fomos premiados com o tema ‘Estrutura Sustentável’, já que o hospital foi concebido desta forma e, hoje, recebemos um prêmio que mostra o compromisso do hospital com o tema da sustentabilidade”, explicou.

O estudo de caso que resultou na premiação deste ano foi elaborado pelo Setor de Sustentabilidade do Hospital Municipal e apresenta ações e projetos que visam o combate às mudanças climáticas no âmbito da saúde pública por meio do incentivo do uso dos transportes público e alternativo entre os colaboradores e a comunidade em geral. O projeto também propõe atividades lúdicas e educativas e a criação de uma estrutura adequada para a utilização de meios de transporte alternativos. Um bicicletário para colaboradores com 12 vagas foi construído e foram lançadas duas iniciativas: o “Pró-Carona” e o “Vá de Bike”, que incentivam, respectivamente, a carona solidária entre os colaboradores e o uso de bicicletas como meio de transporte.

 

Balanço

O Hospital Municipal está entre os principais equipamentos do SIS – Sistema Integrado de Saúde. Inaugurado pela Prefeitura há pouco mais de dois anos, a unidade já realizou 708.428 procedimentos, entre os quais 159.644 consultas de Pronto Atendimento Infantil, 108.630 consultas ambulatoriais em diversas especialidades, 395.385 exames diagnósticos, 5.644 internações, 5.292 cirurgias de média e baixa complexidade e 24.637 consultas não-médicas (de enfermagem, assistência social e psicologia).

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*