Hoje é o Dia Mundial do Vaso Sanitário; entenda a data

A data foi estabelecida pela ONU em 2003

Por Giovanna Figueiredo / Foto: Divulgação

19 de novembro. Um dia cheio de comemorações importantes. Nesta data é comemorado o Dia da Bandeira do Brasil, também foi o dia que em 2011 foi liberado o casamento homoafetivo no país, além disso, hoje é o Dia Mundial do Vaso Sanitário. Por mais engraçada que a data pareça, o seu significado é bem sério.

Em 2003, a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) instituiu o World Day Toilet – Dia Mundial do Vaso Sanitário. A data tem o objetivo de conscientizar sobre as condições do saneamento básico para a saúde de todos.

No Brasil, segundo um levantamento de 2019 do Instituto Trata Brasil, 54,1% da população tinha rede de esgoto, ou seja, quase 100 milhões (46%) de brasileiros não tinham acesso ao à coleta de esgoto. Nesse ano, o percentual de esgoto não tratado representava 5,3 milhões de piscinas olímpicas despejadas na natureza. Um novo estudo na área está sendo feito.

Para acabar com o problema o país criou o Plano Nacional de Saneamento Básico e se comprometeu até 2030 alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados para toda a população.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*