Hospital Santa Maria de Suzano implanta método para reforçar qualidade e segurança

Será implantado o método Safety Huddle, também chamado de reunião de segurança

Da Redação / Foto: Bruno Arib

Com a meta de aperfeiçoar cada vez mais o atendimento disponibilizado aos pacientes e o ambiente de trabalho, o Hospital Santa Maria de Suzano está implantando o método Safety Huddle, também chamado de reunião de segurança proposta pelo IHI (Institute Healthcare Improvement).

Trata-se da adoção de contexto de comunicação efetiva, otimização de recursos e diminuição de riscos relacionados à assistência multidisciplinar. É considerada uma eficiente metodologia utilizada mundialmente para melhoria comprovada em qualidade e segurança.

São realizados encontros diários com duração máxima de 20 minutos e que contam com a participação dos coordenadores dos setores assistenciais e administrativos com o objetivo de gerenciar os potenciais riscos existentes no cotidiano, colaborando para o alcance de metas estabelecidas de acordo com as diretrizes da diretoria da instituição de saúde. Ocorre o gerenciamento das áreas críticas, com atuação na prevenção ou redução dos danos relacionados à assistência multidisciplinar.

Essa ferramenta trabalha a comunicação efetiva, otimizando recursos e desenvolvendo a melhoria da consciência das situações, focando na antecipação a condições eventualmente inseguras.

As fases do ciclo do método são: acesso à informação, reconhecimento e atenuação do risco, projeção, tomada de decisão e ação. O Hospital Santa Maria de Suzano continuará investindo em pesquisa, uma vocação contínua desde a sua inauguração, há aproximadamente cinco anos e meio, adotando e difundindo o conhecimento para capacitação profissional, mantendo-se enquanto referência de qualidade e eficiência na região do Alto Tietê. 

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*