Hospital Santa Maria de Suzano reforça protocolos de segurança em procedimentos cirúrgicos

As ações reduzem a ocorrência de incidentes e eventos adversos

Da Redação / Foto: Bruno Arib

No processo contínuo de estratégias de melhorias na adoção de protocolos seguros, o Hospital Santa Maria de Suzano realizou durante toda a semana treinamento para reforçar as medidas previstas na Lista de Verificação de Cirurgia Segura desenvolvida pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

As ações reduzem a ocorrência de incidentes e eventos adversos, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos em ambiente totalmente adequado. Todas as áreas pertinentes foram envolvidas, assim como as mais variadas etapas, respeitando as Metas Internacionais de Segurança do Paciente – termos de consentimento cirúrgico e anestésico, demarcação cirúrgica, checagem de materiais e equipamentos e verificação rigorosa dos profissionais multidisciplinares (cirurgiões, anestesiologista, profissionais de enfermagem e neonatologista).

Tiveram reforço as abordagens de monitoramento e indicadores. Incidentes devem ser notificados para a identificação de fatores contribuintes, bem como planejadas ações, juntamente com a equipe, para a redução das ocorrências.

Quadros afixados nos ambientes colaboram para o cumprimento à risca das metas.  O Hospital Santa Maria considera indispensável a adesão dos profissionais aos protocolos de segurança.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*