Ilhabela e suas belezas comemoram aniversário

Da Redação / Arte: André Jesus

Ilha marítima. Ilha continental. Ilha bela. Um município-arquipélago repleto de belezas naturais: praias, florestas, trilhas, cachoeiras, montanhas e, claro, o mar.

O único lugar onde se pode encontrar o cururuá, um animal roedor de árvores que emite um “canto” para se comunicar com os outros de sua espécie; ele é peludo e cheio de espinhos.

São muitas histórias e descobertas desde que o navegador português Gonçalo Coelho e o cosmógrafo italiano Américo Vespúcio encontraram a extensa ilha em 20 de janeiro de 1502.

Ela já pertenceu a São Sebastião, tanto que era conhecida como Ilha de São Sebastião. Mais tarde, houve a formação de um povoado em seu território, no qual foi construída uma capela. Em seguida, o local foi separado de São Sebastião, se tornando uma vila.

Essa é apenas uma pequena parte da história da Estância Balneária de Ilhabela, cidade cujos aspectos fez com que o governo do Estado de São Paulo, em 1948, lhe outorgasse o título de estância turística.

É um dos lugares mais visitados não apenas do Litoral Norte paulista, mas também do país. Desde 2018, atingiu o “topo do ranking do turismo nacional”, segundo o Ministério do Turismo brasileiro.

“O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, bem como dos estabelecimentos formais de hospedagem, além do aumento do fluxo turístico doméstico e internacional foram determinantes para que o município subisse da categoria B, em 2015, para a categoria A”, afirma o Ministério do Turismo.

Parabéns a Ilhabela: destaque dessa edição.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*