Irmãos Gambale projetam a construção de três piscinões em Ferraz até o final de 2024

Prefeita e deputado estadual lançaram obra do primeiro já pensando nos outros dois reservatórios

Por Lailson Nascimento / Fotos: Jonathan Andrade | PMFV e Bruno Arib

Ferraz de Vasconcelos poderá contar, até o final do primeiro mandato da atual prefeita, Priscila Gambale (PSD), com três piscinões. A informação é do deputado estadual Rodrigo Gambale (PSL), que garantiu 80% dos recursos necessários para o primeiro reservatório da cidade, cujas obras foram iniciadas na terça-feira (15), na Vila Romanópolis. A construção de 5,4 mil metros quadrados, com 4,8 metros de profundidade, terá capacidade para armazenar 18 milhões de litros de água e irá solucionar o problema das enchentes que ocorrem no Centro da cidade.

Segundo Priscila, um dos maiores sonhos da população ferrazense poderá se tornar realidade ainda este ano.

“A nossa cidade já sofre com problemas de enchente a mais de 100 anos, e nunca foi resolvido, nunca trouxeram uma solução para o problema. Em parceria com o Governo do Estado e com o deputado Rodrigo Gambale, esse piscinão se tornará realidade. Conversei com o engenheiro responsável pela obra e ele falou que vai fazer o possível para entregar essa obra, com qualidade, dentro de cinco meses”, comemorou, ponderando que o prazo legal é de sete meses.

Entre as ações que serão realizadas estão limpeza, escavação, contenção das margens, formação da bacia, construção do canal e a revitalização dos córregos que hoje margeiam a obra. O piscinão está orçado em R$ 3,4 milhões, sendo 80% do custeio pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e 20% pela prefeitura.

A notícia da obra foi bem recebida pela população, como relatou o comerciante Genival Ramos da Costa, o Val do Espetinho, 57 anos.

“A Avenida Brasil vira um rio quando chove, chegando a alcançar 70 centímetros de água, e fica intransitável. Esse bairro vai melhorar 100% quando o piscinão estiver pronto. Vai valorizar mais os comerciantes de Ferraz, porque realmente quando chove transborda muito o córrego.”

Trabalho

Enquanto a construtora dá andamento à obra, Rodrigo Gambale busca recursos para assegurar a construção de mais dois reservatórios.

“Ainda tem muito que se fazer, inclusive faremos outro piscinão, com recurso parlamentar meu, atrás do Tenda Supermercados, ali na região do CDHU. Ainda vamos ter problemas na área do ginásio de esportes, em volume menor, mas acabaremos tendo porque são locais de fluxo de água diferentes. E também temos um projeto para lá, de um outro piscinão, atrás da Escola Tacito Zanchetta, no Jardim Castelo. Mas são 100 anos de problemas. Nós estamos, em seis meses, resolvendo boa parte deles”, concluiu.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*