Irmãos trabalham há quatro décadas no local em que aprenderam ofício na adolescência

Empreendimento atravessa os anos e vai superando e vencendo os desafios da tecnologia

Por Aristides Barros / Foto: Bruno Arib

Os irmãos Donizete da Costa, 59 anos, e Antônio Claudio da Costa, 53, começaram a trabalhar na Borracharia São Benedito ainda jovens. À época, o mais velho tinha 17 anos e o mais novo só 11.

O pai Antônio Pinto da Costa, já falecido, a “deu” de presente aos filhos para que começassem logo cedo a saber ganhar o próprio dinheiro. “Ele colocou a gente aqui, mas nunca trocou um pneu”, disse Donizete, acrescentando que já na época foi registrado pelo próprio pai, e graças a isso hoje já está aposentado.

A borracharia começou a ser montada em 1975, à época em que era construída a Rodovia Mogi-Dutra (SP-88). “Estamos há 42 anos trabalhando e são muitas as histórias para contar”, disse o cinquentenário. Entre elas, relembra quando trocava pneus no carro de Júlio Simões, que estava longe de ser empresário de nome no ramo de transportes. “Era uma pessoa muito boa e também boa de pagar pelo serviço realizado”, conta.

No passar dos tempos veio os avanços da tecnologia, que substituíram o trabalho manual pelas máquinas.

“Hoje está muito mais fácil e a pessoa praticamente nem se suja, as máquinas fazem quase todo o trabalho. Mas, aqui a gente continua da forma que começamos e os clientes não reclamam. A diferença é que antes vinham os pais e agora são os filhos que trazem os carros para o conserto de pneus. Alguns ainda falam ‘quando eu era criança vinha com o meu pai aqui”, relata Donizete.

Ele e o irmão Claudio rasgam elogios destinados à propriedade. “Com o dinheiro ganho aqui criamos e constituímos as nossas famílias que foram muito bem criadas, sem nunca faltar o sustento”, afirmam, orgulhosos. A ideia é trabalhar no local ainda por uns bons e longos anos.

Serviços

A borracharia funciona de segunda a sábado, das 8 horas às 20 horas, e aos domingos e feriados das 8 horas às 17 horas. Ela está localizada na Avenida Cabo Diogo Oliver, 1306, na Ponta Grande, Mogi das Cruzes.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*