Itaquá é o município com maior vulnerabilidade socioeconômica de todo Estado, diz estudo

Os dados são do Ranking de Competitividade dos Municípios realizado pelo CLP

Por Giovanna Figueiredo / Foto: Divulgação

Estudo realizado pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceira com a Gove Digital e o Sebrae, aponta que Itaquaquecetuba é a cidade do Alto Tietê com o pior índice de competitividade dos municípios. 

Itaquaquecetuba figura na 279ª colocação no Ranking geral, entre 405 municípios do país. Quando se trata da região Sudeste, o município é o pior colocado de todo Estado de São Paulo. Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano também aparecem no Ranking, mas em posições melhores.

Outro destaque para Itaquá é o fato de a cidade ocupar a posição 28 no Cluster do G100, que se refere à classificação dos municípios que possuem alta vulnerabilidade socioeconômica e baixa renda per capita.

A Pesquisa

O Ranking de Competitividade dos Municípios apresenta resultados detalhados de 405 municípios do país com mais de 80 mil habitantes, a partir de 55 indicadores, distribuídos em 12 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

A GAZETA fez uma reportagem especial e completa sobre o tema que será publicada na próxima edição.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*