Itaquá inaugura 7 creches e acolhe mais de 5 mil crianças pela primeira vez na história

Com volta às aulas prevista para o dia 18 de outubro, cidade amplia o acesso às creches

Por Lailson Nascimento / Foto: Milena Matos | PMI

A Prefeitura de Itaquaquecetuba está prestes a oferecer, pela primeira vez na história, mais de 5 mil vagas em creches no município. Com a inauguração – na quinta-feira (23) – da Creche Subvencionada Doutor Edgar Romano Garcia Ruiz, no Jardim Odete, a gestão do prefeito Eduardo Boigues (PP) chegou à oitava unidade de educação entregue somente este ano – sete creches e uma escola. O cronograma de ampliação segue até dezembro, quando o número deverá subir para 12 novos prédios.

De acordo com o prefeito, a cidade registra, em média, mais de 300 nascimentos por mês. Por conta disso, a demanda por vagas em creches era superior a 3 mil no início do mandato, o que levou a prefeitura a firmar um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) para garantir que a cidade cumpra a sua responsabilidade de oferecer o serviço. “A gente já está conseguindo atingir o nosso compromisso de inaugurar 2 mil novas vagas em creches, para que toda mãe possa ter um tempo para trabalhar e ajudar no sustento de casa”, comemorou.

O promotor de vendas Eduardo Ignacio, 30 anos, será um dos beneficiados pela creche no Jardim Odete. Pai de três filhos, somente a que possui idade para creche ainda não estava na rede municipal justamente por não ter uma opção no bairro. “Vai ajudar muito, principalmente porque está na porta de casa. Toda a população será beneficiada.”

O secretário de Educação, Lucas Costa, o Lucas do Liceu, reconheceu que a demanda segue crescendo, mas ponderou que a cidade não constrói unidades de ensino com recursos próprios há cerca de 15 anos, o que levou à atual situação.

“Vamos iniciar esse ano a construção de uma escola com recurso próprio. Vai ser a primeira depois de 15 anos. Agora a gente fez uma reestruturação nas ONGs, passamos um pente-fino e tinha muito dinheiro em conta que não foi utilizado, devido à pandemia, e nós estamos resgatando para aplicar na construção de escolas”, concluiu.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*