Itaquá pode terceirizar pronto-atendimentos

Chamamento público recebe propostas de Organizações Sociais para gestão compartilhada dos serviços

Por Lailson Nascimento / Foto: Bruno Arib

Os serviços de PA (Pronto Atendimento) de Itaquaquecetuba devem passar, ainda este ano, a contar com um novo modelo de gestão dos serviços. Já em funcionamento em diversos municípios do Alto Tietê, a proposta do governo de Mamoru Nakashima (PSDB) é compartilhar a administração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Caiuby e dos CSs (Centros de Saúde e da Saúde da Criança) com uma OSS (Organização Social de Saúde).

A prefeitura está disposta a gastar até R$ 56 milhões para o custeio e investimentos nas unidades durante a vigência do contrato.

Publicado no dia 22 de janeiro, o edital da Secretaria Municipal de Saúde estabelece prazo até a próxima semana para que as OSS já qualificadas na cidade apresentem propostas de gestão compartilhada dos serviços 24 horas. Vencerá a organização social que apresentar o melhor projeto, com contrato válido por 12 meses – renovável por igual período.

Dentre as exigências do edital estão as metas operacionais de eficiência e qualidade do serviço, além dos indicadores para avaliação desses quesitos. Também caberá à OSS comprovar experiência em serviços semelhantes prestados em outras cidades do País.

Atualmente Itaquá conta com 17 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), sendo seis delas USFs (Unidades de Saúde da Família); um Centro de Especialidades; um Ambulatório de Saúde Mental; uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento); um Centro de Saúde 24 horas; um Serviço de Assistência Especializada em DST/AIDS (SAE-CTA); um Laboratório Municipal; além do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e um Setor de Ambulâncias/Transporte Sanitário.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*