Itaquaquecetuba define regras para a volta às aulas

O calendário escolar prevê o início das atividades no dia 8

Da Redação / Foto: Divulgação

Na tarde desta sexta-feira (29), a Prefeitura de Itaquaquecetuba decretou que a retomada das aulas na rede pública municipal ocorra de forma remota durante o mês de fevereiro. O calendário escolar prevê o início das atividades no dia 8. Depois disso, será reavaliada a forma como as aulas vão prosseguir.

Já a retomada das aulas presenciais na rede pública estadual e nas instituições privadas será de forma facultativa a partir de 1 de fevereiro, seguindo o calendário escolar de cada instituição.

Mesmo assim, as unidades só poderão receber presencialmente 35% dos alunos matriculados enquanto a cidade estiver nas fases vermelha ou laranja. Na fase amarela, as unidades poderão receber 70% e somente na fase verde é liberado o acesso a 100% dos alunos.

Essas unidades devem garantir aulas remotas, além das presenciais, acolhimento e escuta dos alunos ou familiares, além de avaliação diagnóstica, entrega de materiais e atividades pedagógicas. Profissionais e alunos que fazem parte do grupo de risco não poderão retornar às atividades presenciais até que se atinja a fase verde. 

Os pais ou responsáveis pelos alunos devem assinar um termo de responsabilidade para declarar seu conhecimento sobre todas as circunstâncias da retomada das aulas.

As regras também são válidas para as instituições de ensino superior, porém as aulas e atividades dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia e biomedicina poderão retornar com a presença de 100% dos alunos em qualquer fase do Plano São Paulo.

Todas as unidades devem adotar protocolos sanitários específicos para o setor da educação e nenhuma poderá realizar atividades que possam gerar aglomeração.

“Nosso planejamento está pautado no compromisso, trabalho e cuidado para proteger a saúde de todos, alunos, professores e pais”, disse o secretário de Educação, Lucas Costa.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

21 comentários sobre: “Itaquaquecetuba define regras para a volta às aulas

  1. Não acho legal as aulas volta por que as crianças não vão tomar a vacina ninguém pensa na Saúde das nossas crianças

  2. Meu filho não vai pra escola o ano passado não foi fácil esse ano não.vai ser mas juntos e dedicando , estudar em casa com segurança e saúde. a escola não tem como controlar eles e isolamento social então
    Estamos cuidado o máximo pra nada acontecer. Nao concordo com retorno das aulas . minha prioridade é meu filho……

  3. Acho que ainda não deveriam voltar às aulas,a vacinação seria essencial para todos..
    Foi difícil ter aulas remotas,mas conseguimos vencer com nossos filhos em casa,tem muitos adolescentes que freguentam esses bailes de ruas,e irão pra escolas , do mesmo jeito que estão sujeitos a levarem o vírus pra casa acho que também podem levar pra escolas,professores, funcionários e outros alunos ..EU não mandaria meu filho sem a vacina.

  4. Não tem condições nenhuma de mandar as crianças para a escola em tempo normal já é difícil imagina agora com essa pandemia

  5. Srs.
    O decreto da prefeitura diz que as aulas serão facultativas, a prefeitura não está obrigando os pais a colocarem os filhos na escola. Além do mais respeita a proporcionalidade das fases. Então cada pai deve saber o que fazer com seu filho.

  6. Estou em dúvida se mando minha filha pra escola ou deixar estudar online

  7. Estou em dúvida!!!

  8. Ao meu ver,acho certo e oportuno a volta as aulas presenciais,desde que sejam rigorosamente obedecidas “tooodas” as regras estipuladas pelo ministerio da saúde.Agora, é difícil acreditar q vão cumpri-las pq aqui fora na sociedade o que vemos, é um total “desrespeito para com os mínimos detalhes no tocante aos cuidados p evitar o contagio do terrivel vírus q assola o nosso planeta.

  9. Acho que as aulas tem que voltar sim e logo! A maioria das crianças os pais trabalham e ficam na rua ou com vizinhos, parentes que todos tem alguém que sai pra trabalhar e pode trazer o vírus pras crianças, então não é só na escola, acho que a escola está preparada pra receber as crianças, eu mesma trabalho e estou levando minha filha junto, infelizmente preciso trabalhar, mesmo com todo o amor que tenho por minha filha, tenho que levá-la junto, e quem mais está sendo prejudicada são elas mesmo, sem poder estudar. Quem mantém seu filhos isolados é mínimo, a maioria não tem como fazer isso, então é melhor que volte as aulas, respeito a opinião de cada um! Mas já deu
    Que volte logo essas aulas, e quem quiser que mande seus filhos a escola.

  10. OS ALUNOS PRECISAM VOLTAM A ESTUDAR SIM…
    A MINHA FILHA ESTA PEDINDO TDOS OS DIAS PRA VOLTAR A ESTUDAR…
    AS CRIANÇAS Ñ…AGUENTAM MAIS FICAR DENTRO D…CASA

  11. Não concordo com a volta as aulas presencial, não temos nem uma garantia que irá dá certo….pois ficam na preocupação de todos tomarem a vacina, mais não vi ninguém falar de quando nossos filhos de iram ser vacinados, educação sim, mais a saúde do meu filho em primeiro lugar…

  12. Não concordo com a volta das aulas pois..pois todos ficamos isolados e a pandemia ainda não acabou nem todo mundo foi vacinado não pretendo e não quero perder meu filho por falta de cuidado.estou cuidando dele em casa e não quero que ele vá para a escola onde vai ter na risco

  13. Não vou por a vida dos meus filhos em risco.
    Portanto não vão pra escola enquanto não regularizar essa vacinação, prefiro que meus filhos percam o ano letivo de que perder a vida!

  14. Não seria bom a volta as atividades escola presencial ,muitos não vão seguir as regras.

  15. Fica muito fácil para os governantes se mostrarem preocupados com a volta as aulas deixando a responsabilidade para os pais
    Assumindo a responsabilidade do que possa acontecer com as pessoas
    Não pensão nós educadores,serventes,porteiros,
    pessoas da secretaria ,tio da vam
    e os de casa Pai Mãe Vó vô.

    Muito fácil fazer bonito com a vida
    dos outros.
    Zelem pela comunidade para isto foram eleitos

  16. Fica muito fácil para os governantes se mostrarem preocupados com a volta as aulas deixando a responsabilidade para os pais
    Assumindo a responsabilidade do que possa acontecer com as pessoas
    Não pensão nós educadores,serventes,porteiros,
    pessoas da secretaria ,tio da vam
    e os de casa Pai Mãe Vó vô.

  17. O meu Não vai poder ir para escola enquanto não tiver vacina No momento ela está com alergia na pele Estou aguardando uma consulta do alergista que até agora não saiu Meu filho tem crise de bronquite Ele é da área de risco

  18. Não é justo o particular voltar e o ensino público não, os alunos já estão tão prejudicados…se tomarem medidas seguras e se planejarem para o retorno das aulas daria sim para começar. O que está faltando é força de vontade para recomeçar e trabalhar.

  19. Minha filhas está sentindo falta da escola.o governo tem que vacinar as crianças e os professores.melhor ,vacinar a todos rápidos .precisa voltar às aulas e as demais atividades ,precisa voltar normal.

  20. Não acho legal crianças ir a escola sem vacinação e os professores também correm risco porque não foram vacinados , meus filhos tem problemas de rinite alérgica e sinusite tenho medo de mandar eles pq espirram muito e quando está de máscara é ainda pior e é capaz de falarem que estão com o vírus por espirrar na sala de aula .

  21. Postagem muito boa. Acabei de descobrir seu blog e
    gostaria de dizer que gostei muito de olhar seus posts. Em
    qualquer caso, vou subscrever o seu feed RSS e espero
    que volte a escrever em breve. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*