Luís Carlos, em Guararema, é destaque no turismo regional com a sua Maria Fumaça

Faz quatro semanas que foi liberado para o público, tendo os cuidados com a Covid-19

Por Will Siqueira / Foto: Bruno Arib

O bairro Luís Carlos, com sua estação, é um dos principais atrativos de Guararema, impulsionando o turismo no município – recebe visitantes de vários lugares, inclusive de São Paulo. A Estação de Luís Carlos recebeu esse nome para homenagear Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros (1880-1932), o qual foi funcionário público da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Inaugurada em 1914, a estação estava inativa desde março, devido a quarentena, e foi reaberta em agosto. O passeio inaugural da locomotiva “Velha Senhora”, a qual, atualmente, faz o trajeto Guararema-Luís Carlos, aconteceu em 2012.

“O turismo está voltando com tudo, aos finais de semana está enchendo bem [o bairro]; todos os comércios estão abrindo, está um movimento bem legal”, contou Marcia Alves dos Santos Almeida, de 39 anos, analista administrativa de uma locadora de motos e quadriciclos localizada em Luís Carlos.

No último feriado prolongado, cerca de 1 mil pessoas estiveram circulando pelas ruas de Luís Carlos, segundo Marcia.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*