Funcionários das seis unidades tiveram suas condições físicas avaliadas; medida é para evitar infarto e Acidente Vascular Cerebral
Por Will Siqueira / Foto: Bruno Arib
O Cresamu é um órgão responsável pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) nos municípios de Mogi das Cruzes, Arujá, Santa Isabel, Salesópolis, Biritiba Mirim e Guararema. E o Samu, como se sabe, presta socorro à população em casos de urgência, reduzindo o número de mortes, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro imediato. Sendo assim, nessa semana, nos dias 8 e 9, o Cresamu realizou uma ação preventiva para os seus colaboradores sobre hipertensão, diabete e obesidade.
Fabio Caxico de Abreu Júnior, enfermeiro do Nep (Núcleo de Educação Permanente) do Cresamu, explicou que “essa ação foi realizada especialmente para os colaboradores do INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde) – Organização Social responsável pelo serviço – e do 17° Grupo de Bombeiros de Mogi das Cruzes.”
A ação interna envolveu os 120 funcionários do Cresamu de Mogi das Cruzes e os funcionários das outras unidades. A hipertensão, o diabete e a obesidade são fatores para a ocorrência de infarto.
“Prevenindo tudo isso, eu consigo prevenir futuramente um infarto; o AVC (Acidente Vascular Cerebral) também, principalmente na hipertensão arterial”, confirmou Caxico.
Ele afirma, ainda, que a obesidade é um sério fator de risco à saúde.
“É uma doença caracterizada pelo excessivo acúmulo de gordura corporal e, normalmente, está associada a um problema de saúde.”
“É um fator de risco para várias doenças dentre as quais podemos citar: câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite e diabete melittus tipo dois”, finalizou.