Mogi faz planejamento para participar do Programa Município Verde Azul

Serra do Itapeti, um dos patrimônios naturais de Mogi das Cruzes: preservação garante pontos no Programa Município Verde Azul

Da Redação / Foto: Ney Sarmento|PMMCDivulgação

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente vem realizando, desde o início do ano, o planejamento estratégico para a participação no Programa Município Verde Azul. Mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o programa apóia a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Michele de Sá Vieira, trabalha na formação de um grupo de técnicos que cuidarão de todo o planejamento de Mogi das Cruzes, com o objetivo de cumprir as diretrizes do programa e buscar a certificação da cidade.

“O programa estimula as prefeituras na elaboração e execução de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, mas também define e acompanha linhas de atuação que devem ser cumpridas”, explica.

A agenda de abril já está em andamento. Nesta semana, por exemplo, os comitês de várias regiões, como o do Alto Tietê, por exemplo, estão tirando dúvidas sobre a programação. Também haverá capacitações sobre as diretivas “Qualidade do Ar”, “Uso do Solo” e “Arborização Urbana”, com a participação de especialistas. As reuniões acontecem por teleconferência.

O trabalho terá continuidade durante todo o ano, incluindo reuniões e ações práticas de campo. Michele afirma que o grupo de trabalho está empenhado em melhorar continuamente os indicadores mogianos, o que significa, na prática, contribuir para a construção de uma cidade cada vez mais comprometida com a preservação ambiental.

Mogi das Cruzes possui três certificações do Programa Município Verde Azul e quatro do Prêmio André Franco Montoro. 

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*