Mogi inicia preparativos para vacinar a população contra a Covid-19

Os preparativos incluem o dimensionamento das doses necessárias na primeira etapa, que envolve profissionais da saúde e idosos

Da Redação / Foto Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde já deu início aos preparativos para a vacinação contra a Covid-19 em Mogi das Cruzes. De acordo com o secretário Henrique Naufel, no mês passado houve uma primeira reunião entre os municípios do Alto Tietê e o grupo regional de Vigilância Epidemiológica, quando foi anunciado o Plano Estadual de Imunização. Desde então, Mogi das Cruzes vem se preparando para o trabalho por meio de discussão de equipes, levantamento de insumos, definição de logística, avaliação de dados vacinais anteriores, entre outras ações.

A logística é um ponto central neste processo, como observa Naufel: “A partir da apresentação do levantamento inicial, foi possível a definição da estratégia de atendimento para cada público e faixa etária compreendidos na primeira fase do plano. A vacinação será disponibilizada em todas as unidades básicas e ESFs (Estratégia Saúde da Família), sendo algumas com horário estendido e sistema drive thru, possibilitando melhor acesso da população”, explicou.

Sobre o calendário de vacinação, o secretário disse que a Prefeitura seguirá as mesmas datas estabelecidas pelo Governo do Estado, por meio do Plano Estadual de Imunização. Ele lembra, porém, que esse planejamento poderá passar por alterações caso sejam definidas novas estratégias por meio do Plano Nacional de Imunização.

Os preparativos incluem o dimensionamento das doses necessárias na primeira etapa, que envolve profissionais da saúde e idosos. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde calcula que, de acordo com a população imunizada contra Influenza em 2020, Mogi das Cruzes deverá vacinar em torno de 10.840 profissionais da saúde. Segundo a mesma fonte, os idosos devem ser cerca de 53.800.

O secretário lembra que, de acordo com o Plano Estadual de Imunização, os insumos para o abastecimento dos municípios na campanha de vacinação – como as seringas, por exemplo – serão distribuídos pelo Governo do Estado. Paralelamente, Mogi das Cruzes se preparou para eventuais desabastecimentos, solicitando também o aporte de insumos como seringas e agulhas.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*