Museu da Energia celebra a existência do Rio Tietê

Da Redação / Foto: Divulgação

Dono das águas que movimentam as turbinas da Usina Hidrelétrica do Museu da Energia de Salesópolis, o Rio Tietê tem sua própria data de aniversário: 22 de setembro. Como celebração, o Museu da Energia realizará, entre os dias 17 e 21, a Semana do Rio Tietê

Das 10 às 16 horas, visitantes poderão participar da ação educativa “Tietê – as águas que você não vê” – com bate-papo, experimentos e análises de amostras de água, o circuito apresenta o percurso do rio mais importante do Estado, curiosidades, além de debater a qualidade atual de suas águas e a questão da poluição.

SOBRE O RIO TIETÊ – Com sua nascente localizada em Salesópolis, na Serra do Mar, o Rio Tietê tem entre outras curiosidades o fato de correr no sentido inverso da maioria dos cursos. Em vez de seguir para o mar, o Tietê corre para o interior do Estado de São Paulo, desaguando no Rio Paraná. Suas águas banham mais de 60 municípios e abrangem seis sub-bacias hidrográficas. A cachoeira dos Freires, mais conhecida como cachoeira da Usina e que localiza-se dentro da área do Museu, é a maior queda do Tietê, com aproximadamente 75 metros de altura.

SOBRE A FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO – Criada em 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio da Rede Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis) e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

EMPRESA MANTENEDORA DA FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

Cesp

SEMANA DO RIO TIETÊ NO MUSEU DA ENERGIA

Local: Museu da Energia de Salesópolis

Data: 17/09 a 21/09 (terça a sábado)

Horários: 10 às 16 horas

Endereço: Estrada dos Freires, km 06, Freires, Salesópolis – SP

INGRESSOS

•De terça (17/09) a sexta (20/09)

Inteira: R$ 5,00

Meia-entrada: estudantes, pessoas com deficiência e um acompanhante, jovem de baixa renda com ID Jovem.

Isenção: escolas públicas (mediante agendamento, entrega de ofício e declaração), professores, maiores de 60 anos, guias e monitores de turismo, policiais civis, militares e guardas municipais, grupos em situação de vulnerabilidade, instituições sem fins lucrativos e funcionários das empresas mantenedoras da Fundação Energia e Saneamento.

•ENTRADA GRATUITA: 21/09 (sábados)

Mais Informações: 11 4696 – 1332

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*