No combate à Covid-19, Cresamu protege os ‘profissionais do 192’

Consórcio realiza ações internas visando manter os colaboradores longe da doença

Por Will Siqueira / Foto: Bruno Arib

Em função da batalha contra a pandemia do novo coronavírus e para a prevenção contra outras doenças, o Cresamu (Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tem efetuado, a cada semana, ações internas para manter os cuidados com seus colaboradores. Nessa semana, houve a Campanha de Imunização, cujo objetivo foi vacinar toda a equipe contra a gripe influenza.

As ações ocorreram na Base Shangai, sede do Cresamu, localizada em Mogi das Cruzes, e na Base descentralizada, e resultaram em: higienização, descontaminação das ambulâncias, Swab, testes rápidos, entubação e prevenções. Também houve um trabalho de capacitação.

Na parte de higienização, em referência à Covid-19, foi executado o POP (Procedimento Operacional Padrão), com o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual). Os funcionários foram orientados sobre a utilização de EPIs no atendimento pré-hospitalar e transporte em casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Também houve a orientação sobre higienização das mãos antes, durante e depois dos atendimentos.

Com relação as ambulâncias, devem estar todas descontaminadas, livres de vírus, bactérias, bacilos etc, para que os socorristas e pessoas atendidas pelo Samu não corram nenhum risco.

“As ambulâncias e demais viaturas de Mogi das Cruzes que atendem casos suspeitos da Covid-19 agora passam por desinfecção no Estádio Municipal Francisco Nogueira, na Vila Industrial”, informa a direção do Cresamu.

Na Base Shangai, ocorreu a descontaminação da unidade, a qual foi realizada pelo enfermeiro Fabio Caxico de Abreu Junior.

“É o processo de eliminação total ou parcial da carga microbiana de artigos e superfícies, tornando-os aptos para o manuseio seguro”, comunica o Cresamu.

Já nas bases descentralizadas, Caxico e sua equipe reduziram ou eliminaram a população microbiana.

“Os microrganismos podem ser expelidos por gotículas de saliva que, por sua vez, são fixados em superfícies, como mesas, maçanetas e objetos”, explica o consórcio, por meio de um relatório.

Também foram feitos vários testes rápidos para a Covid-19. O teste é adequado e ideal para situações em que o profissional de saúde precisa tomar decisões e agir de forma ágil, além de ser útil para identificar pacientes que obtiveram negativo ou positivo no resultado.

O Cresamu de Mogi das Cruzes e funcionários da Santa Casa da cidade ainda fizeram uma homenagem a Cicero Romão, que atuava na linha de frente contra a Covid-19, mas contraiu a doença e morreu – ele estava quase se aposentando.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*