Novo Centro de Atendimento de Biritiba ‘desafoga’ o PA da cidade

OSS Igaps é a responsável pela estrutura montada para tratar pacientes vítimas da doença

Por Will Siqueira / Foto: Bruno Arib

O Centro de Atendimento e Isolamento à Covid-19 de Biritiba Mirim está em pleno funcionamento desde terça-feira (21), quando foi inaugurado. A administração do posto de saúde está sob a responsabilidade da OSS (Organização Social de Saúde) Igaps (Instituto de Gestão, Administração e Pesquisa em Saúde).

“Estamos preparados para atender casos leves e moderados, sendo que se for no caso grave, temos todo o equipamento para estabilização (do paciente) e, assim, pedir uma vaga no Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), e nossa referência seria Mogi das Cruzes”, explicou Marcelo Alcaraz, que é diretor do Igaps.

No Centro de Atendimento e Isolamento de Biritiba Mirim há dez leitos, três com respiradores, cardioversores e monitores, ou seja, três leitos completos; e os outros sete, de apoio, que são os ambulatoriais.

Todos os equipamentos adquiridos para o Posto são da prefeitura, ou seja, após o uso no local, eles serão encaminhados para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Alcaraz especificou cada espaço do local.

“Temos uma recepção, com administração e triagem, médicos, equipe de atendimento em enfermagem, técnicos de enfermagem, farmácia, ambulatório, testes rápidos, além dos ambulatoriais”, destacou.

“A ideia é trazer todo mundo que tenha sintomas ou alguma coisa que leve a pensar que seja a Covid-19 para essa estrutura e liberar as outras unidades de saúde da cidade para atendimento normal. O atendimento à Covid está centralizado aqui”, afirmou o representante do Igaps.

O centro funciona 24 horas por dia, de domingo a domingo, e possui também um sistema de evaporação e climatização para que o ar circule sem as gotículas com o vírus. “É um ambiente 100% estéril”, garantiu Alcaraz.

No local, trabalham 30 funcionários do Igaps, mais a equipe médica. Houve um curso para os técnicos de enfermagem, enfermeiros e funcionários da farmácia, e outro para os recepcionistas, controle de acesso e pessoal da higienização a fim de executar todos os cuidados com o controle e sanitização dos ambientes.

“Todo preparo feito aqui é para justamente atender melhor as pessoas com os sintomas (da Covid-19). Não existe risco de contaminação, os ambientes são separados”, frisou o diretor.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*