Prefeitura cria plano de ação para receber turistas entre os dias 3 e 7
Da Redação / Foto: Bruno Arib
A Prefeitura de Ilhabela realizará uma força tarefa para manter ações de prevenção à Covid-19, durante o feriado prolongado do aniversário de 215 anos de emancipação político-administrativa do município (3) e Independência do Brasil (7).
O plano de ação determina que para ingressar no arquipélago será necessário o preenchimento de um termo de responsabilidade, informando a cidade de origem, tempo de permanência, local onde o turista ficará hospedado e, por fim, constatar entendimento das normas estabelecidas pelos Decretos Municipais de enfrentamento e prevenção, bem como dos protocolos sanitários relacionados à doença.
As normas apresentadas no termo de responsabilidade são: uso de máscara obrigatório nos espaços públicos e privados; restaurantes encerrarão as atividades às 23h e, após esse horário, somente pedidos por delivery; estão proibidas festas e aglomerações; e passeios pela cidade somente com acompanhamento de guias, além de serem realizados com grupos de, no máximo, seis pessoas.
O município contará com o apoio da Polícia Militar: com duas viaturas e quatro policiais. Já o departamento de fiscalização do município terá pontos de controle espalhados em todas as praias.
O Dersa, responsável pela travessia São Sebastião/Ilhabela, informou que os números atuais de passageiros estão equivalentes ao início do ano, antes da pandemia.
O governador João Dória (PSDB) classificou como ponto de preocupação o movimento nas praias e estradas do litoral paulista no último fim de semana. Ele pediu para os prefeitos ações rigorosas para evitar novas aglomerações nas areias.