Orlandini arriscado a ser ‘espirrado’ da eleição para prefeito de Bertioga

Ex-prefeito já é inelegível por ter contas rejeitadas pela Câmara

Por Aristides Barros / Foto: Divulgação

O promotor Roberto Mendes de Freitas Junior – do Ministério Público Eleitoral – aumentou o risco do ex-prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini (PSL), de não participar das eleições bertioguenses ao defender que seja indeferido, em caráter definitivo, o registro da candidatura do político, que intenciona voltar ser prefeito da cidade.

O parecer do promotor que inviabiliza a candidatura do postulante foi assinado nesta segunda-feira (19) e destaca que “requer que sejam acolhidas as presentes impugnações” apresentadas contra o candidato. A verdade é que Orlandini já é tido como inelegível devido à Câmara Municipal de Bertioga ter rejeitado três contas públicas dele, referentes aos anos de 2013, 2014 e 2015.

Ainda sobre isso pesam as condenações a alguns anos de reclusão (cadeia) que a Justiça apenou o candidato, que é acusado de fraudes em licitação e outras irregularidades que teriam sido praticadas à época em que ele esteve chefiando o Executivo bertioguense.

Destaca-se que Orlandini teve três mandatos como prefeito da cidade. O primeiro em 1991, depois que Bertioga se emancipou de Santos, e dois sequenciais (2008 a 2016), sendo que no terceiro mandato é que foram registrados os problemas com a Justiça comum e eleitoral.

A posição defendida pelo Ministério Público Eleitoral agora vai aguardar a decisão da Justiça Eleitoral, que deve acatar, ou não, a denúncia acerca do pedido de cassação do registro de candidatura. Para todos os efeitos, até não acontecer isso, Orlandini pode concorrer às eleições municipais deste ano.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*