Os números não mentem jamais

Da Redação / Arte: André Jesus

Muitas vezes, a frieza dos números nos assustam. E quando falamos sobre emprego e desemprego, os números se tornam ainda mais relevantes, sobretudo na atual conjuntura do país. São mais de 11 milhões de desempregados, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Dependendo da situação e da análise que é feita, os mesmos números que assustam, também podem revelar aspectos interessantes e significativos. Analisemos o Alto Tietê, do ponto de vista político, já que estamos em ano eleitoral.

O Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgou recentemente uma tabela que mostra a evolução, ou não, do saldo de empregos nas dez cidades da região, considerando os últimos dez anos – de 2010 a 2019. No período, a média anual de empregos criados foi de 42.072 mil postos de trabalho (um número baixíssimo), dos quais 18.316 mil, ou 43,5%, somente em Suzano, ponto positivo para o município.

Embora a criação de postos de trabalho dependa de diversos fatores para acontecer, será que os prefeitos eleitos ou reeleitos trataram a questão como uma de suas prioridades? Juntando as dez cidades, há 1,6 milhão de habitantes. Logo, significa que, em uma década, surgiram apenas 2,7% de ocupações para tamanha população.

Em Biritiba Mirim o resultado foi mais alarmante. A média anual constatou 884 vagas de serviço a menos, isto é, houve mais demissões; só seis contratações durante 2019 inteiro.

Portanto, os prefeitos do Alto Tietê têm de tratar do assunto com prioridade e gerar muito mais empregos. De forma urgente.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*