Paraná Pesquisas: Bolsonaro lidera em São Paulo

Analistas atribuem resultado a questões econômicas, como a queda no valor da gasolina e aumento de programas sociais

Da Redação / Foto: Divulgação

Segundo o levantamento divulgado nesta segunda-feira (1) pelo Instituto Paraná Pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiu a liderança nas intenções de voto no estado de São Paulo, com 40,1%, ultrapassando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aparece logo atrás com 36,2%. Levando em consideração a larga vantagem que o petista vem apresentando em todas as pesquisas no âmbito nacional, a liderança no maior colégio eleitoral do país está sendo encarada como uma vitória para a campanha de reeleição bolsonarista.

A pesquisa foi realizada em 75 municípios paulistas, tendo entrevistado 1880 pessoas entre os dias 25 e 28 de julho, e tem uma margem de erro de 2,3%. O número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que comprova o caráter oficial da pesquisa, é BR-03035/2022.

A vantagem de Bolsonaro se dá tanto na estimulada, onde é apresentada a relação de nomes dos candidatos, com os resultados já citados, quanto na espontânea, onde não é apresentado nome algum. Neste segundo cenário, o atual mandatário lidera com 26,9%, ante 23,9% de Lula.

Para alguns analistas políticos, esse crescimento de Bolsonaro se dá pela aprovação da chamada PEC Kamikaze, que autorizou o governo a “driblar” a legislação para aumentar os gastos com programas sociais até o fim deste ano. Vista como “eleitoreira”, a medida permitiu o aumento do valor do Auxílio Brasil para R$ 600, além da criação de um “voucher” para caminhoneiros, e vem cumprindo seu objetivo.

O valor médio estratosférico que a gasolina chegou nos últimos meses também vinha gerando prejuízos à reeleição do capitão. Percebendo isso, o governo articulou a aprovação de uma outra proposta, que estabelece um teto para a cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) pelos estados sobre a gasolina, conseguindo assim diminuir em cerca de R$ 2 o preço cobrado em média por litro.

Mesmo com a liderança em São Paulo, o presidente ainda encontra dificuldades de se estabelecer nas duas regiões mais importantes eleitoralmente, Sudeste e Nordeste. Alguns cientistas políticos consideram “inevitável” a vitória de Lula.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*