Parlamentar provoca discussão ao ‘caçar’ título de Estância Turística de Salesópolis

Vereadora “rouba” posição que põe cidade em evidência no Estado de São Paulo

Por Aristides Barros / Foto: Reprodução

A vereadora Ray Rebeca (PDT) despertou a ira de pessoas que trabalham para o desenvolvimento turístico de Salesópolis quando afirmou, durante uma live, que a cidade havia perdido o título de Estância Turística, o que não é verdade. A parlamentar logo retificou a informação alegando ter cometido um equívoco, mas o estrago já estava feito e se propagou pela cidade, repercutindo negativamente junto aos órgãos da administração municipal.

Confira a fala da vereadora | Imagens: Reprodução BololôCast

Na Secretaria de Turismo de Salesópolis, Monike Cáfaro Arouca Sobreira, que é a detentora do cargo, viu com sobressalto a falha da parlamentar. “Ficamos estarrecidos com a afirmação”, pontuou a secretária. “Cabe a cada um buscar a veracidade e apurar os fatos antes de transmitir as informações”, destacou. “Estamos cumprindo todos os requisitos para a manutenção de nosso título de Estância Turística”, ressaltou.

“Devemos zelar pelo nosso título de Estância Turística e o cuidado e pertencimento da população em relação ao tema é parte importante e crucial no processo de evolução e consolidação do desenvolvimento turístico. Muitas pessoas vivem do turismo em nossa cidade e o trabalho vem sendo ampliado e intensificado para tornar cada vez mais o segmento fonte de geração de emprego e renda”, destacou Monike Cáfaro.

 “O ‘trade turístico’ engloba todos os setores que movimentam e fomentam o setor, têm muitas pessoas mobilizadas e envolvidas neste sentido e mais a participação efetiva do Comtur e outras instâncias da sociedade civil organizada. Nesse contexto, o poder público tem assumido seu papel de gestão frente ao turismo e, nesse modelo de participação coletiva, temos conseguido avançar significativamente”, expôs a secretária.

Retratação

A vereadora Rebecca Barbosa usou as redes sociais para se desculpar pelo erro cometido escrevendo: “Falei que Salesópolis perdeu o título de Estância Turística, me confundi com as informações de uma outra reunião que participei. Estou aqui para corrigir meu equívoco.”

Já a secretária de Turismo de Salesópolis disse que vai enviar documento à Câmara visando que a vereadora também se retrate oralmente se “desculpando pelo erro contra a cidade durante a sessão da Câmara”.

Monike Cáfaro foi perguntada se erros dessa natureza, partido de um agente público, não prejudicam a imagem da cidade. A secretária preferiu não tecer nenhum comentário.

Estância Turística é um título concedido pelo Governo do Estado a municípios que apresentem características turísticas e determinados requisitos como: condições de lazer, recreação, recursos naturais e culturais específicos. Esses municípios devem dispor de infraestrutura e serviços dimensionados à atividade turística.

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*