Plataforma de Governo de Walter Tajiri leva Biritiba Mirim a um futuro mais sustentável

Com a candidata a vice-prefeita, Catia Vieira, o atual prefeito quer continuar seu trabalho

Por Lailson Nascimento / Foto: Giovanna Figueiredo

Biritiba Mirim possui 23 mil eleitores e oito candidatos a prefeito. Entre eles, Walter Tajiri (PTB), que assumiu a administração municipal em setembro de 2018, após o afastamento do titular Jarbas Ezequiel. Com pouco mais de dois anos de gestão, o atual prefeito decidiu concorrer novamente ao cargo porque entende que o período de trabalho não foi suficiente para executar tudo o que gostaria de fazer no município.

Na quarta-feira (14), o petebista esteve no programa Política Se Discute, da GAZETA, e apresentou um resumo do seu Plano de Governo para um eventual mandato a partir de 2021. Acompanhado da servidora pública Catia Vieira (Republicanos), que é candidata à vice-prefeita, Tajiri fez um resumo dos dez principais temas de sua campanha eleitoral.

“Eu assumi há pouco mais de dois anos a Prefeitura de Biritiba Mirim. Agora, me candidato novamente porque temos um projeto para a nossa cidade, um projeto de reconstrução, de colocar a casa em ordem. Queremos levar Biritiba Mirim ao crescimento e ao desenvolvimento, de maneira sustentável, de forma que possa ter geração de empregos, ter uma saúde melhor, educação melhor, e estamos trabalhando para isso”, definiu Tajiri.

Para que o ‘projeto de reconstrução’, como define o candidato, seja colocado em prática, a coligação ‘Juntos por Biritiba’ promete concluir o Plano Diretor Municipal. Segundo o atual prefeito, o documento será encaminhado à Câmara Municipal ainda esse ano.

“Muita coisa está atrelada ao Plano Diretor, que, inclusive, só não foi concluído porque o governo que deu início ao levantamento não pagou a empresa contrata. Mas já renegociamos o contrato e espero encaminhar o estudo para a Câmara em breve. Com ele, vamos poder planejar a cidade melhor. Verificar novas áreas passíveis de parcelamento, permitindo a instalação de indústrias e condomínios, por exemplo, além de regularizar o que está construído. Tudo isso vai contribuir para o crescimento ordenado da nossa cidade”, acrescentou o prefeito.

Demais setores

A coligação de Walter Tajiri e Catia Vieira também entende que a área da saúde merece atenção prioritária da próxima gestão municipal. Por conta disso, eles têm uma série de propostas para a Pasta, tais como um trailer médico e odontológico para atender os bairros da zona rural; novos ESFs (Estratégia Saúde da Família); criação do Sistema Integrado de Saúde, que consiste na informatização de toda rede municipal de saúde, aumentando a organização e agilidade no atendimento; ampliação do atendimento com os agentes de saúde em bairros mais afastados; e a implantação de novos serviços.

“Vamos buscar recursos para ampliação do Centro de Referência da Mulher, para construção da “Casa do Parto”, que fará acompanhamento das gestantes, podendo fazer partos naturais sob acompanhamento médico. Também queremos um Centro de Diagnóstico por Imagem, para diminuir a fila de espera por exames, além de um Centro de Especialidades separado da rede básica. Vamos, também, ampliar o serviço de farmácias, principalmente nas áreas mais afastadas do Centro”, enumerou Tajiri.

Para a infraestrutura, o objetivo é investir na pavimentação das vias municipais, seja com asfalto, seja com bloquetes hexagonais. Por meio desses investimentos, a coligação espera contribuir com o escoamento da produção agrícola e facilitar o transporte coletivo na cidade.

Na segurança, em resumo, o objetivo é criar uma GCM (Guarda Civil Municipal) e adotar um modelo de gestão integrada de segurança pública municipal, com representantes da sociedade nas discussões com os outros poderes e esferas governamentais.

“Muita coisa já foi realizada nesse período [de mandato] e nós queremos continuar nesse projeto. Estamos convidando a todos para juntos construirmos uma nova cidade. E a Catia, que foi escolhida a dedo, tem muito a contribuir conosco”, concluiu Walter Tajiri.

Raio – X

  • Candidato a prefeito: Walter Tajiri (PTB)
  • Candidata a vice-prefeita: Catia Vieira (Republicanos)
  • Coligação: Juntos por Biritiba
  • Composição da coligação: PTB / Republicanos

Gazeta Regional

Fundada por Laerton Santos no início dos anos 2000, a GAZETA tem como principal missão integrar as dez cidades que compõem a região do Alto Tietê, tendo como diferencial o olhar crítico que define a linha editorial do veículo. Em busca de contato cada vez mais próximo com seu público, o jornal tem investido na cobertura diária, utilizando as mídias digitais para esse fim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*